O Ministério da Educação (MEC) autorizou o Instituto J&F, presidido por Joesley Batista, a abrir uma faculdade para oferecer cursos universitários.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
A portaria, assinada pelo ministro Camilo Santana, foi publicada na edição do Jornal Oficial da União em 11 de abril. Consta que o pedido foi analisado e teve parecer favorável da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
A autorização credencia a Faculdade Germinare, mantida pelo Instituto J&F, a oferecer cursos superiores na modalidade a distância. A faculdade funcionará no mesmo endereço do instituto, no Parque Anhanguera, em São Paulo. O credenciamento é válido por quatro anos, informa a portaria.
O Instituto J&F foi fundado há 15 anos e tem pouco mais de mil alunos. Até agora, a instituição oferecia cursos de educação básica e ensino médio.
+ JBS fecha 2023 com prejuízo superior a R$ 1 bilhão
O pedido para a criação da faculdade foi protocolado pelo instituto no MEC em outubro de 2021, ainda no governo de Jair Bolsonaro, mas, apenas agora, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a instituição de ensino superior foi credenciada.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o primeiro curso da faculdade gerenciada por Joesley Batista será de gestão comercial, com 150 vagas e duração de dois anos. As aulas serão a distância.
O jornal também informa que a instituição pretende abrir outros oito cursos: produção industrial, varejo, finanças, processos gerenciais, tecnologia da informação, análise e desenvolvimento de sistemas, marketing e educação corporativa.
J&F, empresa dos irmãos Batista, tenta se livrar de multas por corrupção
O nome da J&F tem se mantido na imprensa em razão das tentativas da empresa de se livrar de multas e sanções que aceitou pagar em 2017 para não sofrer processos penais por corrupção. Uma das multas, de R$ 10,3 bilhões, está suspensa por decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Subprocurador diz que J&F usa Justiça em ‘aventura jurídica’
A empresa afirma que houve coação para que assinasse o acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF), embora não tenha apresentado nenhuma prova dessa alegação. O MPF nega a acusação e sustenta, por exemplo, que a empresa estava amparada por amplo corpo de advogados, o que impediria qualquer mácula no acordo assinado. A J&F também tenta anular multas de acordos celebrados com a Controladoria-Geral da União.
Leia também: Lá não tem Toffoli, reportagem publicada na Edição 209 da Revista Oeste.
O peso maior da grade curricular terá por foco “empreendorismo”. Nisso, a dupla Joesley é craque! Quem será o “magnífico” reitor? Uma melancia do cerrado prá quem advinhar…
Vergonhoso
Autorizar a J&F ainda é palatável, meu temor e autorizarem o PCC a abrir faculdades.
No seu currículo, tem uma matéria da fantástica.
Como roubar com classe, e não ser incomodado…. .
É para o escárnio ficar completo🤡 ñ bastasse os roubos bilionários agora, querem fingir q estão preocupados com “a deseducação”, o número d acéfalos nos desgovernos quintuplicou, além disso é uma geração fadada a infelicidade, ñ sabem nem quem são. Pobre 🇧🇷
Esse Joesley tava dando uma carreira num iate de luxo pra Nova York, dinheiro roubado do BNDES, a JBS deu prejuízo e ele vai ensinar gestão comercial. O MEC é gerido por um militonto. Um governo saqueador incompetente e desperdiçador. Uma corja de ladrão comunista terrorista narcotraficante genocida. Só vai na bala
The part never end.
Especializada em lavagem.
Dias Vagabundo Usurpador Ladrão Toffili está feliz, tomara! Sendo um escarrado pelo buraco errado, sua família vá estudar lá! LIXOS!
Lavagem de dinheiro como Ladroníssimo de 9 dedos gosta e muito!
Deve ser pra formar picaretas e corruptos.
Bom dia.
Fiquei curioso, será se haverá a materia de como surrupiar o estado?
Que Deus nos abençoe.
Faculdade do crime …. Aí serão duas a do PT Lulaladrão foi a 1ª de ofício
Pronto!
Agora teremos educação superior de qualidade.
Faculdade de doutorado de ensino a corrupção