Na tarde da quarta-feira a 17, o governo Lula usou uma notícia publicada durante o governo de Michel Temer para falar de uma suposta redução no preço das frutas. O post no perfil do governo federal no Twitter/X também fazia referência aos memes negativos sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O texto exibido no segundo quadrinho foi publicado pela Confedaração de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pode ser acessado através de um link direto.
Os memes publicados pelo governo foram retirados do ar depois de internautas revelarem que uma das notícias não tratava do desempenho do governo Lula. Até o momento, a Secretaria de Comunicação (Secom) não se pronunciou sobre o caso.
Atualização pic.twitter.com/u0LLn9gy7D
— Samuel Pancher (@SamPancher) July 18, 2024
Segundo o levantamento de junho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço das frutas caiu apenas 2,62%, a menor redução entre os alimentos. A cenoura teve uma queda de 9,47% e a cebola de 7,49%.
Por outro lado, a batata-inglesa teve um aumento significativo de 14,49%, o leite longa vida subiu 7,43%, o café moído aumentou 3,03% e o arroz subiu 2,25%.
O grupo de alimentos teve uma alta de 0,44%, menor que o 0,66% de maio, mas ainda assim contribuiu com 0,1 ponto porcentual para o avanço do IPCA, que registrou aumento de 0,21% no mês.
Aliados do governo Lula alegam que memes com Haddad não afetam popularidade
As publicações do governo Lula sobre um suposto fortalecimento da economia ocorrem em meio à popularização de memes que ligam Haddad ao aumento dos impostos.
Para os internautas, o “ministro Taxadd” é o principal responsável pelo aumento dos preços de produtos básicos, pela criação de novos tributos e pelo avanço da reforme tributária.
Nesta semana, Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT, minimizou a questão. Ele disse que os memes “não vão pegar”. O deputado federal defende a ideia de que o ministro será conhecido como “aquele que desonerou” e pelas medidas para “ajudar pessoas de baixa renda”.
Em sua defesa, o secretário destacou medidas do ministro no governo, como o mecanismo de cashback para a população de baixa renda, que está previsto na reforma tributária.
Jilmar Tatto mencionou que os aumentos de impostos são apenas para os mais ricos. Ele citou a cobrança de IPVA sobre jatos e iates e o “imposto do pecado” sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros e bebidas alcoólicas.
Haddad, assim como o presidente Lula, também defende a taxação internacional de bilionários.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Mentiras mentiras e mentiras é só o que faz o Pt e o gatuno
Muitos impostos, zero segurança, zero saúde, zero educação e zero liberdade. Comunismo cria os miseráveis e os tornam escravos, enquanto isto os comunistas vivem no luxo às custas dos miseráveis pagadores de impostos. Simples assim.
vamos taxar os mais ricos! vai dar certo! COMUNISMO funciona!
O mote é: SE COLAR, COLOU! São cínicos!
A PGR vai denunciar ao STF da mesma forma que fez com o Alan dos Santos?
Não estou vendo nenhum preço de fruta cair.
Bando de FDP!