Apontado como um dos principais líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa com ramificações na maioria dos presídios do país, Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, foi transferido para a penitenciária federal de Brasília.
A operação foi feita na quarta-feira 25, por ordem do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ele justificou a medida alegando que havia um suposto risco de fuga de Marcola da Penitenciária Federal de Porto Velho, onde estava desde março do ano passado.
“A transferência foi feita de um presídio federal para outro, exatamente visando prevenir um suposto plano de fuga ou resgate desse preso. Portanto, essa operação se fez necessária para garantir a segurança da sociedade”, afirmou Dino em uma entrevista a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Marcola ficou na penitenciária de Brasília por três anos e foi removido para a Rondônia a pedido do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, hoje afastado do cargo por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), sob o argumento de que a presença do líder do PCC estava atraindo outros criminosos para a região e colocando em risco o DF, que abriga as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de mais de 130 embaixadas.
O criminoso, preso há 24 anos, já havia passado pela penitenciária federal de Porto Velho em 2019 e, antes disso, estava na penitenciária de segurança máxima de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Marcola acumula condenações por diversos crimes, incluindo formação de quadrilha, homicídio e tráfico de drogas, que somam mais de 300 anos.
Qdo voce exclui o impossível, aquilo que sobra, mesmo que improvável, deve ser a verdade. Marcola em Brasilia passa ser um conselheiro do Luladrão, so pode ser isso.
Alguém aposta qual ministerio ele vai assumir?
Não entendo essa diferença de tratamento, esse tal de “um peso e duas medidas”. O Cabral tinha 425 a cumprir, pagou 6 e foi solto. O coitado do Marcola só deve uns 300 anos, pagou 24 e ainda não foi solto? Só pode ser para sua própria proteção e facilidade de acesso aos parças do governo.
O DINO JONG UN, quer manter os parças por perto.
Deve ser para favorecer a atuação do pcc em Brasília.
Alias os governos disseminaram pelo Pais as grandes células criminosas quando começaram fazer a sucessivas transferências de condenados entre os presídios federais pois eles são acompanhados por seus advogados e suas organizações.
Que gesto bonito desses petistas… de sempre manter os amigos por perto.🏹⚔️🇧🇷⚔️🏹
O Dino só quis ficar mais perto do companheiro.
Risco de fuga… deve ser exigência dele pelos votos no luladrão…. vai assumir um ministério…
Será nomeado para algum cargo público? Nada que uma “graça” não resolva.
Felizardo, estará entre seus pares! Logo o Faquinha o deixará livre e solto!
Vocês tem de entender uma coisa:
Prisão em RONDÔNIA É CASTIGO…
Em BRASÍLIA É prêmio …
Em SAO Paulo é super prêmio …
NO que Marcola está sendo preocupado???
PREMIADO!!
Será que ja estão preparando o novo ministro do stf para se juntar ao xandão ? amigos eterno amigos
Será que ele vai ganhar algum ministério?
Premiado!!!!
Tá na cara que estão movimentando as peças pra favorecer este traficante. Só lembrando que comunas trabalham lado a lado com narcotraficantes.
De Brasília ele consegue trabalhar melhor.
…e fica perto dos colegas.