Há 20 anos, morria Toninho do PT, um dos fantasmas que rondam o partido

Antonio da Costa Santos foi assassinado em Campinas (SP)
-Publicidade-
Toninho do PT I Foto: Reprodução/Mídias Sociais
Toninho do PT I Foto: Reprodução/Mídias Sociais

O arquiteto Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, foi assassinado a tiros no dia 10 de setembro de 2001 na cidade de Campinas, a maior do interior do Estado. Tinha 49 anos e sua morte, assim como a de Celso Daniel, meses depois em Santo André, é rodeada de mistérios até hoje não decifrados. Por causa dos ataques terroristas na manhã seguinte nos Estados Unidos, tampouco o crime foi investigado com afinco pela imprensa brasileira.

Quando foi baleado por disparos de pistolas 9mm, Toninho estava no seu carro, depois de fazer compras num shopping center. De acordo com as investigações do Ministério Público na época, ele foi alvo da quadrilha de Wanderson Nilton de Paula Lima, um criminoso bastante conhecido pela polícia pelo apelido de “Andinho”. A maioria dos integrantes do bando foi morta meses depois no litoral paulista. Ninguém foi condenado pelo mando do crime — que, aliás, já prescreveu.

A viúva do prefeito e amigos nunca aceitaram a tese de crime comum — ele teria “fechado” o carro no qual a quadrilha estava a bordo, o que motivou uma retaliação à bala. Como era arquiteto, Toninho comprou brigas com grandes empreiteiras interessadas em erguer empreendimentos na cidade. Também fez denúncias contra empresas que ganharam contratos públicos de transporte.

-Publicidade-

Nesta sexta-feira, 10, houve pequena homenagem a ele no local do assassinato, onde foi erguida uma estátua.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

14 comentários

  1. O PT tem enigmas no seu entorno que parecem mesmo fantasmas arrastando correntes……..
    Mas, um dia, alguém como Paloffi vai roer a corda e entregar a verdade……

  2. Pelo menos o companheiro Toninho não foi sozinho, Celso Daniel e outros tantos lhe fazem companhia, ninguém sabe onde, já que esquerdistas são ateus, mas sempre fica bem na foto falar essas coisas.

  3. O PT que pretende voltar pelas eleições de 2022 – tenham isto em mente – não é mais aquele que, pelo menos na aparência, transigia com a direita. Nomeações como Roberto Rodrigues, Furlan e mesmo a concessão da vice-Presidência a José de Alencar. Esqueçam. O PT que vem aí, vem com uma foice na mão, tributando e perseguindo a classe média, atorando-a literalmente pelo meio. Isso é importante ser lembrado, especialmente àqueles, os puritanos, que torcem o nariz para as piadas de tiozão sem noção de Bolsonaro, que realmente não são poucas. Aliás, esperemos que o próprio Bolsonaro, renunciando a uma tentativa de segundo mandato, crie, ele próprio, a terceira via, prestigiando um nome capaz de unir a direita e derrotar, de vez, a desgraça épica que seria o retorno do PT ao poder.

    1. Nesta terceira via sem PT e corrupćão está longe de existir.Centrao e esquerda são iguais no modus operandi,embora diferentes sob especto ideológico.
      PT é própria corrupto e vive de corrupção e centrão,no fundo no fundo,sobrevive da corrupção.
      Ou seja,procurar saída sem corrupção nestes dois tentáculos é pura embromação e total perda de tempo.

  4. O PT e seus crimes insepultos.
    Marcos Valério tem delação sobre o caso Celso Daniel muito bem engavetada.
    Interessante é que ninguém quer desvendar os assassinatos de petistas. Por quê será?

  5. Só o ressuscitado FHC que esqueceu o que escreveu em seu “diários da presidência” para apoiar gente desse partido. Que vergonha como ex tucano ter sido seu admirador.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro