Hospital dos EUA diz que desenvolveu vacina anunciada como 100% brasileira pelo Butantan

Informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo
-Publicidade-
Governador de São Paulo, João Doria | Foto: Governo do Estado de São Paulo
Governador de São Paulo, João Doria | Foto: Governo do Estado de São Paulo

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo afirma que a candidata a vacina contra a covid-19 anunciada pelo Instituto Butantan como o primeiro imunizante 100% nacional foi desenvolvida nos Estados Unidos, na Escola de Medicina Icahn, do Instituto Mount Sinai.

A informação foi repassada à publicação pelo diretor e professor do departamento de microbiologia do instituto, Peter Palese. “Sim, também temos um acordo com o Instituto Butantan para entrar em testes clínicos no Brasil usando nosso vetor de vacina NVD. Também estamos desenvolvendo vacinas para variantes da covid-19 baseadas nas versões sul-africana e brasileira para o Instituto Butantan”, afirmou.

Leia mais: “Marcos Pontes anuncia vacina do governo federal; pedido de testes à Anvisa foi feito antes de anúncio de Doria”

-Publicidade-

Procurado pela publicação, o diretor do instituto paulista, Dimas Covas, afirmou: “O Butantan está fazendo o desenvolvimento integral da vacina a partir de parcerias que temos e com um consórcio internacional”. O Mount Sinai, explicou, teria sido procurado pelo Butantan para fornecer o vetor da vacina.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta sexta-feira, 26, que a vacina era a primeira feita com tecnologia nacional a entrar com testes em humanos. Em nenhum momento Doria ou Dimas Covas mencionaram a parceria com o hospital Mount Sinai. A tecnologia, portanto, é norte-americana, e foi divulgada em duas publicações científicas em 2020: na revista EBioMedicine, em novembro, e  no periódico Vaccines, em dezembro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

23 comentários Ver comentários

  1. Alguma coisa ne diz que não precisamos IMPLORAR a única instituição que tlvz seja confiável, prá botar o País no caminho da honradez, como bem feito em 1964, e nós povo, razão da democracia, vivermos 20 anos de DEMOCRACIA MILITAR.
    É que gente como Doria, gpvernadores comunistas, ex-presidentes corruptos que não largam o osso, imprensa comunista de extrema esquerda representada por ejaculadores como Maynard, Felipe Brasil, Reinaldo Azevedo, Eduardo oinegue, as Magalhães, Mônica Bergamo, todo o “gado” da globolixo, CNN, band.
    Eles mesmos estão reelegendo JAIR MESSIAS BOLSONARO, sob as vistas do STF com seus 11 presidentes da República de bananas.

  2. Deveria estar no manicômio! Poderia ser o Faraó Ramsés, Alexandre, o Grande, Napoleão, Osvaldo Cruz, enfim, desfilar sua calcinha apertada encantando os companheiros crédulos, que prometeriam sempre votar nele para inspetor de ala!

  3. E o pior de tudo é que não fica vermelho.
    Trata-se de um mitômano contumaz. Nem ele sabe quando diz uma verdade ou mentira, coisa típica dos canalhas.

  4. Esse vagabundo mentiroso, juntamente com esse parceiro coveiro aí, o Dimas, jogaram o nome desta instituição de pesquisa, definitivamente na lata do lixo. O sujeito mente descaradamente de tal forma a ser desmentido logo em seguida! ButanVac, CoronaVac, SinoVac, Vacina do Brasil, e por aí vai. Esse canalha tem que ser preso logo!

  5. O João Agripino DitaDória não cansa de passar vergonha! Tá pior que seus amiguinhos do 5ST! O maior disseminador de fake news dos últimos tempos! Tá mais perdido que amendoim em boca de banguela no gerenciamento da pandemia no estado que diz governar! Uma m*rda!! É de manhã até à tarde atacando o Bonoro, se esquecendo que, depois de um ano, nada mudou na gestão de SP, que só piora os índices de casos e mortes dentro da pandemia!

  6. Esse governador é todo enrolado, mente que nem sente! primeiro fica se vangloriando de algo que é bancado pelo governo federal, pesquisem: 95% da verba do Butantan é FEDERAL, o governador de SP fala tanto em fake news, mas ele é a fake news em pessoa!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.