Ibaneis Rocha proíbe festas de Carnaval em Brasília

Decreto publicado nesta sexta-feira suspende 'a realização de festas e eventos de Carnaval, públicos ou privados'
-Publicidade-
Bloco Babydoll de Nylon lota área externa do Estádio Mané Garrincha no Carnaval 2019 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Bloco Babydoll de Nylon lota área externa do Estádio Mané Garrincha no Carnaval 2019 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Foi publicado nesta sexta-feira, 7, no Diário Oficial do Distrito Federal (DF), o decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) suspendendo “a realização de festas e eventos de Carnaval, públicos ou privados”.

A decisão vai na mesma linha de medidas tomadas por várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, que também cancelaram o Carnaval de rua por causa da onda de casos de coronavírus e gripe.

-Publicidade-

“O momento é de atenção diante do risco da dupla infecção, mostrando-se prudente o cancelamento das festividades carnavalescas”, disse ontem Ibaneis Rocha, ao antecipar a decisão.

O governador disse ainda que o momento atual da pandemia no Distrito Federal é “preocupante, mas não desesperador”.

A decisão de cancelar as festas de rua ocorre um dia após a Secretaria de Saúde informar que o DF registra 26 casos de infecção simultânea por covid-19 e influenza.

Além disso, a taxa de transmissão do novo coronavírus voltou a subir nos últimos dias e chegou em 1,27, o que indica avanço da pandemia.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, reforçou ao portal G1 que a suspensão vale para eventos públicos e privados.

“É a medida mais correta, que vai ao encontro do que o mundo inteiro está fazendo, devido à preocupação pelo avanço da pandemia”, disse.

Em nota, o governo do DF disse ainda que a medida vale para “desfiles, bailes e todo tipo de manifestação que provoque aglomeração, para a redução dos riscos de contágio”.

Ibaneis viajou de férias ontem para os Estados Unidos, e retorna em 22 de janeiro. Na sua ausência, assume o vice-governador, Paco Britto (Avante).

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.