Presidentes da Câmara e do Senado vão ao Tribunal Superior Eleitoral para falar sobre o pleito deste ano
O Brasil pode chegar ao fim de semana com novidades sobre o calendário eleitoral deste ano. Isso porque os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, têm compromisso agendado para amanhã no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois representantes do Legislativo irão, assim, se reunir com integrantes do poder Judiciário.
Leia mais: “Nova York cancela primárias de 23 de junho”
A reunião foi divulgada pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA). Na mensagem em que felicitou Luís Roberto Barroso por ter assumido a presidência do TSE, o parlamentar anunciou o encontro. “Vamos visitar o ministro Barroso, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, para dar os parabéns a ele, que acaba de assumir a presidência daquela corte, e também começar a trocar impressões e tratar de um futuro acordo, que será definido no dia 30 de junho, sobre as eleições de 2020”, afirmou o congressista, de acordo com a Agência Senado.
“[Vamos] começar a trocar impressões e tratar de um futuro acordo”
Rocha, contudo, não detalhou quais serão os temas relacionados ao pleito deste ano que serão debatidos por Alcolumbre, Barroso e Maia. Sabe-se, porém, que a possibilidade de adiar as eleições já está sendo ventilada — tanto no Congresso Nacional, quanto entre a população em geral. O mesmo senador Rocha chegou a dizer, segundo a Agência Senado, que tal decisão poderia ser tomada no início do segundo semestre.
Assunto em alta
Em meio à pandemia da covid-19, a busca via Google Brasil por “eleições adiadas” chegou ao ápice na última semana. Foi, assim, de zero a 100 em nível de interesse, conforme definição na plataforma Google Trends. De junho de 2019 até a segunda semana de março deste ano, o assunto não tinha nenhuma incidência de pesquisa.
Com o crescente interesse em relação ao tema, pesquisa CNT/MDA foi realizada. De acordo com o levantamento, que ouviu mais de 2 mil pessoas por telefone, a maioria absoluta da população se mostra favorável ao adiamento das eleições deste ano. Divulgado há duas semanas, o resultado da pesquisa aponta que 62,5% dos entrevistados defendem que o pleito não ocorra mais em outubro, pois imaginam que poderá haver problemas com o novo coronavírus. Parte dessa possibilidade, Barroso descartou fazer tal prorrogação, ao menos por ora, conforme informa Oeste.
Será que a pandemia só se propaga em ambientes de Trabalho e Lazer, ou seja, fora das urnas ? Vírus seletivo este coronavírus.
Que tal discutir com o povo?
Já que somos nós que os elege!