Juíza suspende julgamento que pode cassar vereador que invadiu igreja

Parlamentar teria recebido e-mail com conteúdo racista supostamente enviado pelo relator do caso, Sidnei Toaldo
-Publicidade-
O vereador Renato Freitas, durante invasão a templo em Curitiba - 07/02/2022 | Foto: Reprodução/Instagram
O vereador Renato Freitas, durante invasão a templo em Curitiba - 07/02/2022 | Foto: Reprodução/Instagram

Patrícia de Almeida Gomes Bergonese, juíza da 5.ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu nesta quinta-feira, 19, o julgamento que poderia cassar hoje, às 13h, o vereador que invadiu a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba.

Petista, o parlamentar Renato Freitas comandou um protesto no interior do templo em fevereiro deste ano. No local, os fiéis foram chamados de racistas, fascistas e homofóbicos. Freitas é acusado de quebra de decoro parlamentar.

A juíza concedeu a liminar a Freitas depois de o petista receber um e-mail com conteúdo racista supostamente enviado por Sidnei Toaldo (Patriota), relator do pedido de cassação de Freitas. A magistrada entendeu ser preciso investigar o caso, visto que Toaldo poderia estar agindo com parcialidade no julgamento.

-Publicidade-

O e-mail recebido pelo vereador que invadiu a igreja teria a seguinte mensagem: “A Câmara Municipal de Curitiba não é seu lugar, Renato. Volta para a senzala. Vamos branquear Curitiba e a região Sul, queira você ou não, seu negrinho”. Procurado, o vereador Sidnei Toaldo negou a autenticidade do e-mail.

Vereador que invadiu igreja recebeu apoio de Lula e de arquidiocese

Depois de os pedidos de cassação de Renato Freitas chegarem à Câmara Municipal, o ex-presidente Lula e a Arquidiocese de Curitiba saíram em defesa de Freitas. Segundo eles, o parlamentar não deve ser cassado por ter invadido uma igreja. Isso porque Freitas defende o povo negro e é vítima de perseguição.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.