Justiça arquiva investigação sobre tráfico de influência de Lula

Acusações, que também incluíam o crime de corrupção, foram feitas a partir da delação do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro
-Publicidade-
O ex-presidente Lula obteve mais uma vitória na Justiça
O ex-presidente Lula obteve mais uma vitória na Justiça | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Enquanto se prepara para ser novamente candidato ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue colecionando vitórias nos tribunais. Agora foi a vez da juíza federal Maria Carolina Ayoub, da 9ª Vara Federal de São Paulo, determinar o arquivamento de uma investigação sobre o suposto tráfico de influência internacional praticado pelo petista. As informações são da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Lula era suspeito de tentar favorecer a empreiteira OAS. As acusações, que também incluíam o crime de corrupção, foram feitas a partir da delação do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro.

Leia mais: “Lula afirma que sobrevive com salário de R$ 27 mil pago pelo PT e que está devendo para advogados”

-Publicidade-

Segundo a juíza, não há elementos mínimos para que se dê continuidade à investigação. Ainda de acordo com a magistrada, os crimes imputados ao petista já teriam prescrito.

Em sua delação, o empreiteiro havia afirmado que Lula teria sido contratado pela OAS para fazer uma palestra na Costa Rica com o objetivo de influenciar o governo daquele país a fechar negócios com a construtora. Posteriormente, em novo depoimento, Léo Pinheiro mudou sua versão e negou o pagamento de vantagem ilícita ao ex-presidente.

J.R. Guzzo: “Lula, a verdadeira ameaça à democracia brasileira”

“Decorridos mais de seis anos entre a data dos fatos (2011) e o presente momento, constata-se a prescrição da pretensão punitiva estatal de todos os delitos aqui investigados em relação a Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda assim, e bem como com relação aos demais investigados, não se faz presente justa causa para a continuidade das investigações, diante dos parcos indícios coletados”, anotou a juíza em seu despacho.

Além do petista e de Pinheiro, também eram investigados o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto e o ex-executivo da OAS Augusto Uzeda. Com isso, já são 19 os procedimentos de investigação de Lula arquivados pela Justiça.

Leia também: “Justiça tranca ação contra Lula por corrupção”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

21 comentários Ver comentários

  1. Tudo aparelhado e dominado e ainda tem a midia nojenta dando respaldo ao caldo todo kkk dificil heim, só metendo o pé mesmo o que deixa eles todos apavorados e estéricos gritando que é gorpe kkkkk

  2. Vamos ler num futuro muito próximo: Justiça determina que Luiz Inácio Lula da Silva assuma a presidência da república a partir do dia 02 de janeiro de 2023. kkkkkkkk

  3. Esses juizecos precisam ser investigados e punidos, pois não são os donos da verdade como se acham e nem somos idiotas para acreditar neles. Só falta dizerem que Lula vai para o céu.

  4. Os crimes do Lula ladrao todos sendo prescritos , o STF possui muitos engavetados esperando prescrever , eles se acham os Deuses do Olimpio, justiça é essa onde se julga por interesses pessoais e é uma vergonha pros brasileiros que pagam pra esses canalhas curtirem mordomias!

  5. O que mais poderíamos esperar de um estado que vem sendo aparelhado desde FHC… pior que tudo isso é feito na nossa cara, por pessoas pagas com o nosso dinheiro que teoricamente teriam que servir ao povo, uma vergonha!!

  6. para se ter idéia do aparelhamento do estado criado pelos petralhas , Lula e Dilma nomearam em seus “governos” : 28 de 33 juízes para o Supremo Tribunal de Justiça , 92 de 141 desembargadores na Justiça Federal , 22 de 27 juízes no TRF 4 e 7 de 11 no STF , aí fica muito claro do porquê as coisas não andam como devem no Brasil

  7. Judiciário Aparelhado; não existe cobranças de responsabilidades, está no limbo a justiça Brasileira; precisamos de mudanças drásticas, o formato estalecido por + de 20 anos de politicas esquerdistas, foram responsáveis pelo estado de calamidade social (soltaram presos a bel dará ou muitas vezes pelo poder financeiros dos réus, etc), virou o país nessa conflagração e riscos jurídicos que atrapalham o crescimento e o entendimento de justiça por parte da população.

      1. Providenciem um mata-burros para os comentaristas, por favor, estão passando jumentos aqui. Vejam os comentários acima de um tal jose roberto lima.

      1. Acho que alguém pagou por uma assinatura da revista, para que um mortadela, venha vomitar neste espaço.

    1. Senhora, quem envergonhou o país foi o boy dos Estados Unidos, o Morocutaia, inventando crimes, aceitem que a esquerda sempre foi e sempre será melhor para o país, se assim não fosse, os canalhas direitalha, não dariam o golpe, e olha que o Lula não incomodou essa desgraçada elite, mais se sentiram inferiores, devido as suas incompetências, é ver a destruição do país, a entrega de nosso capital. Admita que dói menos ou então, pegue o primeiro vôo para o Afeganistão, lá tem armas a vontade, as mulheres apanham e são estupradas a vontade e muito mais que seu assassino de estimação está fazendo ao meu país.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.