O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, considerou “intolerável” a proposta de congressistas norte-americanos para impedir entrada de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nos Estados Unidos. Ele proferiu a declaração nesta sexta-feira, 20, em coletiva de imprensa.
“As plataformas precisam obedecer as leis do país”, disse o ministro, em São Paulo, durante um seminário sobre inteligência artificial promovido pela Universidade Santo Amaro. “Se querem funcionar no país, têm de obedecer, têm de estar enquadradas no ordenamento legal do país. Senão, não podem funcionar. Então, a ameaça de cassação de vistos ou de proibição de entrada nos EUA é absolutamente intolerável.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A proposta dos parlamentares norte-americanos veio à superfície depois de o ministro Alexandre de Moraes suspender o Twitter/X no Brasil. Na ocasião, a plataforma se recusou a cumprir ordens judiciais para bloquear perfis com conteúdo supostamente falso.
Conforme mostrou Oeste, a proposta abrange não só Moraes, mas também outros ministros do STF, acusados de “erodir processos ou instituições democráticas”.
Republicanos querem negar visto a Alexandre de Moraes e aos demais ministros do STF
A carta, assinada por quatro deputados e um senador republicanos, afirma que a democracia e a liberdade de expressão no Brasil estão em risco por causa das decisões do STF. Os parlamentares citam, por exemplo, a suspensão do Twitter/X. Mencionam também a censura aos conservadores e aos críticos da Suprema Corte.
“Respeitosamente apelamos para que o senhor [Antony Blinken] negue qualquer aplicação para vistos dos Estados Unidos ou admissão nos EUA, incluindo a revogação de qualquer visto existente no nome do ministro Alexandre de Moraes e de outros integrantes da Suprema Corte do Brasil, cúmplices destas práticas antidemocráticas”, diz um trecho da carta, assinada pela deputada María Elvira Salazar, da Flórida, autora da proposição de lei que também mira o ministro do STF; pelo senador Rick Scott, também do Estado da Flórida; e pelos deputados Christopher H. Smith (Nova Jersey), Rich McCormick (Geórgia) e Carlos Giménez (Flórida).
No texto, os parlamentares alegam que é do interesse da segurança nacional dos EUA garantir que qualquer visitante no país respeite as instituições democráticas. Eles acreditam que Alexandre de Moraes, a quem chamam de “ditador totalitário”, caminha no sentido contrário às ideias de liberdade.
O Senado, controlado pelo Partido Democrata de Joe Biden e Kamala Harris, é considerado a Casa Legislativa com mais influência na condução da política externa dos Estados Unidos. Por isso, é simbólica a atuação de Scott, primeiro senador norte-americano a apoiar publicamente uma investida formal contra Moraes e o STF.
O motivo da reclamação de Lewandowski
Na carta enviada a Antony Blinken, auxiliar direto do presidente Joe Biden, os parlamentares se mostram preocupados com a “supressão alarmante da liberdade de expressão orquestrada pela Suprema Corte do Brasil, sob a liderança do ministro Alexandre de Moraes”. Ressaltam também a necessidade de os EUA reagirem a tais atos de censura, de maneira a defender as empresas norte-americanas.
Entre outras críticas, os parlamentares mencionam a decisão do STF de congelar as contas da Starlink, empresa de satélites de Elon Musk, para garantir o pagamento das multas impostas pelo Supremo ao Twitter/X.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Não se trata apenas de um ataque à liberdade de expressão, mas um flagrante abuso de poder judicial, com o intuito de intimidar e coagir”, salientam os políticos. “Inquéritos e ordens de censura têm sido sistematicamente adotadas contra parlamentares de oposição, jornalistas e ativistas, suprimindo a possibilidade de se comunicar com o público.”
Quais leis, senhor ministro? Canetaço não é lei. Decisão por vingança, senhor ministro, não é lei. Qual processo? Qual denúncia do MP? Qual o foro competente? Tiveram acesso ao processo inexistente? Teve defesa? Sentença? Recurso? NADA! NADA!! E ainda foi ministro do STF! Que lástima para o Brasil!
O CONGRESSO americano tem que aumentar a pressão e convocar os CEOs do Instagram, Facebook e Google para explicar se eles aplicaram a censura imposta pelo SATÂNICO TALIBÃ FEDERAL!
A partir disso, o Congresso Americano tem que punir essas empresas inconstitucionalidades cometidas.
Só assim essas empresas vão contar a VERDADE sobre o SATÂNICO TALIBÃ FEDERAL no Brasil.
ainda não estou cismado !!!
intolerável é a composição de vocês !!!
onze imprestáveis !!!!
estou torcendo para que isso aconteça, quem sabe os “Ministros” comecem a ler e cumprir nossas leis
Os próprios Juízes brasileiros precisam obedecer nossas leis e a Constituição , o que não foi feito por grande parte dos Ministros e em especial o Alexandre de Morais.
A matéria diz que a ação é simbólica, porém a própria Casa Branca emitiu nota contra condenando o bloqueio ao X. Vamos ver se passa essa proposta. Tendo em vista pre$$ões do Brasil, não vai andar muito
Tem muita coisa intolerável no Brasil atualmente.
Não sr. comunista, as plataformas não podem ser cúmplices com a perseguição de vocês comunistas com os patriotas conservadores, eles estão certos, vocês contaminam a nação, melhor eles terem cuidados..
e questão de soberania, livre determinação os povos, se não querem porcaria lá, estão no direito deles
Exigem respeito às leis,mas estão desrespeitando e cagando a constituição o tempo todo. Que hipocrisia.
É mas vai acontecer!
Adeus Disney e cartão de crédito!
Gasto agora só em Varadero, Cuba ou na Muralha da China.
Na China tem Disney.
Kkk. A boneca está revoltada? Tomara que em breve a corja, a começar pelo 9 Dedos, seja proibida de entrar até no Haiti! Kkkk Marginais!
Não apenas as plataformas, MAS TODOS devem obedecer as leis do país. Só um lembrete.
Intolerável? E vai fazer o quê?
Quanto à educação do amigo da Marisa Letícia não tem jeito, mas pela louvável ação americana é um lembrete de que aquele país livre é dos maiores defensores da liberdade e o escândalo do “de Moraes” está mostrando ao mundo claramente quão repugnante foi a expulsão do X.
Babacão, sempre babacão……
Nem mesmo ele cumpriu a lei quando resolveu, contrariando a lei, manter a elegibilidade de Dilma Rousseff, – permitindo que ela fosse candidata ao Senado – quando a lei diz que ela ficaria inelegível. O que o Ministro da Justiça teria a dizer de uma intimação de um estrangeiro por rede social? Onde está escrito isso? O que ele tem a dizer sobre o inquérito do fim do mundo, como disse o Ministro Marco Aurélio Mello? Só por enquanto.
O Ministro Lewandowski precisa entender, ou precisa ver melhor o que acontece no Brasil para poder entender a reação norte americana, ou então, esse ministro pactua das mesmas ideias dos demais do Supremo e por isso expõe-se ao ridículo com suas considerações. Fato é que, quando mexem com essas pessoas estranhas ao ordenamento constitucional essas pessoas se fazem de tolas.
O Brasil através de lideranças novas está protestando e seus protestos alcançam o país mais democrático do mundo. Não por menos, a esquerda mostra sinais de encolhimento. De lembrar, que onde a esquerda manda a miséria toma conta porque seus dirigentes precisam da miséria para controlar completamente o que restou, ou seja, o povo que essa esquerda malévola e incompetente quer dominar cerceando direitos e liberdade
Estão certos. O objetivo é impedir a entrada de bandidos no país.
Lewnando é uma das figuras mais patética desta república das bananas e de bananas.
digo, patéticas
O ministro Lewandowski omite o fato de que o STF teria que cumprir a lei e citar os representantes do X por carta rogatória ao invés de fazê-lo pela própria rede social sem qualquer previsão legal para isso. E determinar a suspensão da rede foi uma medida de censura sim. Quanto à pretensão de deputados republicanos de cassar o visto de entrada dos ministros do supremo nos EEUU, por que ele não sugere ao todo poderoso AM que dê a esses deputados 24 horas para se explicarem sob pena de multa e prisão?
Que coisa, ostf daqui não manda no congresso de lá…
Quem não respeita as leis é o ministro Moraes o Elon Musk justamente exigiu o respeito às leis.
Moraes é um fator, está desmoralizando a justiça no país.
Tomara que seja aprovado . Um país democrata não quer a besvisita de um ditador que deixou um cidadão morrer por descaso. Como petistas como Lewandovisk querem impor uma narrativa mentirosa.
Tá com medinho de não poder ir mais na Disney? O X está cumprindo as leis do Brasil, defendendo a liberdade de pensamento de e pressão. Que esse pau mandado do lula vá passear na Venezuela
Esse sujeito para quem conhece bem a politica de SBC realmente não terá surpresas nenhuma com seu infeliz currículo desde que entrou para o STFate o momento, vai prestar contas para a natureza perfeita e seu crime já extrapolou o crime hediondo .
Tem que incluir ele nessa proibição …
Parabéns EUA, bandidagem não entra em democracias …esses marginais do judiciário devem ser banidos
Os EUA TEM de aplicar sanções SIM!!
EU, como brasileiro honesto, apelo ao Povo e congresso norte americano que procedam a proibição desses corruptos e fraudadores sistemáticos do processo eleitoral….CASO os USA não o façam…o conceito positivo que eu tenho dessa nação verdadeira…ACABARÁ! ROGO aos estadunidenses que não nos abandonem…POIS foi a intervenção do Governo ilegítimo BIDEN/OBAMA/Clinton…que forçaram o estado atual do Brasil….fizeram pressão SIM e até hoje desconhecem QUEM do governo norte americano da imigração da Flórida…adulterou e falsificou os dados do FELIPE MARTINS….lembrem-se americanos…se isso passou….poderiam passar TERRORISMO TAMBÉM …
Pilantra comunista, vagabundo, escória, escória LEWANDOWISKI não vai ora Miami mais, QUE BELEZA SEUS CORRUPTISTAS!
Intolerável é o país ser transformado em ditadura pela ação do Judiciário.
Por que estes comunistas adoram EUA e Europa? Vão para a Coreia do Norte canalhas.
Intolerável é termos essa quadrilha de criminosos governando o país! E o Sr. Lewandowski é membro atuante dessa quadrilha desde os idos do mensalão! Então, menos Sr. Ministro, bem menos!
O ue vão fazer no país de maior liberdade do mundo se são tão afeitos a ditadura ue almejam impor ao Brasil? Se não gostam de democracia, tem mais é ue serem proibidos de entrarem num país democráticos. Todos os demais deveriam agir assim em relação a eles. Tem Cuba, Venezuela, nicarágua, China…vão pra lá.
Talvez fosse mais adequado e lógico deixar esses pseudoministros entrar nos Estados Unidos e, logo em seguida, serem PRESOS por lá mesmo.
É uma boa idéia!
INTOLERÁVEL, obviamente, é o tal STF, além de seus onze (destrutivos e ineptos) integrantes.
O tribunal que deveria ser o guardião da Constituição brasileira é o primeiro a não respeitá-la…
Qual lei, aquela que Morais tira da cabeça dele? O Sr é o culpado por ter rasgado a constituição primeiro, quando deixou a Dilmonia com os seus direitos políticos, daí por diante os seus comparsas do STF começaram a legislar por conta própria, só que o Xandão não tem escrúpulo e acabou se empolgando punindo todos da Direita.
Intolerável é esse desgoverno, e essa vergonha do stf.
Esse bosta nunca foi ministro do supremo, ou mesmo ministro da justiça, é um eterno devedor de sua nomeação, não passa de ativista do PT, sempre agiu com absoluta parcialidade nos julgamentos que envolviam seu partido, e seu senhor.
Só no Brasil mesmo que tem um ministro da Justiça que não entende nada ou finge que não entende , não se vê um projeto sequer pra ao menos diminuir a bandidagem do País. Ele não falou nada da Menina que veio de Minas Gerais e tomou um tiro de Fusil só por que errou o caminho . Nosso Brasil está muito bem servido de JUSTIÇA
Intolerável é ver traficante sendo solto o tempo todo. É a justiça dizendo que a polícia não pode prender traficante transportando droga, em blitz, porque a blitz era só para verificar a documentação do carro e não procurar droga. Vai lá dizer pra eles que é intolerável, malvadão.
Atitude certíssima dos EUA. Vão pra lá, para falar sobre democracia. Que democracia? Aqui não tem mais. O que o ‘X, fez, foi justamente respeitar as legislações vigente aqui no país.
Atitude certíssima dos EUA. Vão pra lá, para falar sobre democracia. Que democracia? Aqui não tem mais. O que o ‘X, fez, foi justamente respeitar as legislações vigente aqui no país.
Deixa entrar o “malvadão” lá na casa branca e ele vai começar a ver o que é “intolerável”