A ex-vereadora do Rio de Janeiro Claudete Alves, líder do movimento negro no PT, fez nas redes sociais uma provocação à primeira-dama Janja da Silva. Claudete publicou uma foto das ex-primeiras-damas Marisa Letícia e Michelle Obama.
Ao lado das imagens, ela postou a frase: “G20 Social – Saudades dessas damas. E não sou bestona!”. No último sábado, 16, a mulher do presidente Lula da Silva (PT) causou polêmica no evento ao insultar o empresário Elon Musk, dono do Twitter/X, e chamar o homem que supostamente se suicidou em Brasília de “bestão”.
Janja não tem compromisso, afirma petista
Na legenda do Instagram, nesta terça-feira, 19, ela escreveu que “as primeiras-damas do passado tinham um papel essencial no cuidado com a população”, com ações sociais que “faziam a diferença na vida de muitas pessoas”. Acrescentou que é preciso principalmente “retomar essa tradição de mulheres comprometidas com o bem-estar de todos”.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Claudete afirmou primeiramente que não acompanha “nada da Janja”, mas “não falaria o que ela falou” num momento em que o mundo está de olho no Brasil. “Eu acho que não é de bom-tom, não fez bem nenhum”.
A ex-vereadora acrescentou que concorda com a declaração de Lula, que recomendou: “Não temos que xingar ninguém”. Claudete disse que “gostava muito da dona Marisa e da Michelle”. E sentiu saudades delas. Por esse motivo, ela quis fazer, assim, uma homenagem às primeiras-damas que tem como referência.
“[Janja] é uma pessoa que eu não faço questão de acompanhar. Eu só acompanho as ações de pessoas que eu tenho afinidades, que me representam. Dela eu só sei que é a mulher do presidente Lula”, disse a petista.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Claudete acrescenta: “Eu não falaria o que ela falou, mas é direito dela se expressar da forma como ela se expressou. Se fosse um homem falando, talvez não teria tanta repercussão. Mas eu acho que, num momento em que o mundo tá de olho no Brasil, eu não falaria. Agora, é direito dela falar o que ela quer”.
Mas ela é esposa do lules, primeira dama, então não ten essa se fosse um homem, ela é mulher do presidiário( presidente) do Brasil, isso pegou super mal e deixou o Brasil mais ainda na merda. Não vai ter jeito… vou ter de votar em Bolsonaro mesmo não querendo, só pra poder me livrar de uma vez por todas dessa quadrilha!
Engano. Não é direito da janja “falar o que ela quer”. Já que foi investida pelo lula para representar o Brasil, ou falar em público em evento oficial, ela não tem mais do direito de falar o que quer.
Esbanja envergonha até o Capeta…rs
A polícia atirou no França. Está na Internet.
Exatamente, tem vídeo, eles provavelmente pretendiam sumir com essa prova, mas, como já é de domínio público, vai ficar difícil sumir.