Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara

Outros quatro deputados do PL apresentaram candidaturas avulsas ao cargo; a ex-ministra Flávia Arruda ficou em segundo
-Publicidade-
Deputado Lincoln Portela | Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Deputado Lincoln Portela | Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O deputado Lincoln Portela (PL-MG) foi eleito nesta quarta-feira, 25, novo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 232 dos 406 votos registrados. Outros quatro deputados do PL apresentaram candidaturas avulsas ao cargo, a ex-ministra Flávia Arruda ficou em segundo lugar, com 83 votos.

Cabe ao vice-presidente substituir o presidente da Câmara nas sessões e elaborar pareceres sobre projetos de resolução. Portela foi o candidato oficial do partido do presidente Jair Bolsonaro e contou com o apoio, por exemplo, da bancada evangélica. Ele ficará poucos meses na função, até o início da nova legislatura.

-Publicidade-

A eleição, que ocorreu de forma presencial, foi convocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), depois da destituição do deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), porque ele deixou o PL e a vaga pertence à agremiação partidária.

Ramos disse acreditar que a decisão de Lira foi “política”, não regimental, e atribuiu-a destituição às críticas que tem feito ao governo. O presidente da Casa por sua vez afirmou que a destituição foi “estritamente regimental” e seguiu um entendimento segundo o qual o integrante da Mesa que trocar de legenda partidária perderá o cargo.

Outros cargos

Além do ex-vice-presidente da Casa, os então titulares da Segunda e da Terceira Secretarias da Mesa Diretora mudaram de partido, e, assim, os deputados também elegeram hoje os novos nomes que vão ocupar os postos até o fim do ano.

Na Segunda Secretaria, saiu Marília Arraes (Solidaridade-PE) e assimiu Odair Cunha (PT-MG). Ele será responsável, por exemplo, por assuntos pertinentes a passaportes diplomáticos.

Rose Modesto (União-MS) deixou a Terceira Secretaria, que será ocupada pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC). Ela será responsável, por exemplo, por autorizar o reembolso de passagens aéreas e analisar pedidos de licença e justificativas de faltas.

Cunha e Geovania foram candidatos únicos e indicados pelos respectivos partidos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.