‘Linguagem neutra’ é abolida de projetos financiados pela Lei Rouanet

Medida passa a valer a partir desta quinta-feira
-Publicidade-
André Porciuncula é secretário de Fomento e Incentivo à Cultura
André Porciuncula é secretário de Fomento e Incentivo à Cultura | Foto: Reprodução/Redes sociais

O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula, baixou uma portaria proibindo o uso da “linguagem neutra” em projetos contemplados pela Lei Rouanet, de incentivo à produção artística.

“Fica vedado, nos projetos financiados pela Lei nº 8.313/91 [Lei Rouanet], o uso e/ou utilização, direta ou indiretamente, além da apologia, do que se convencionou chamar de linguagem neutra”, diz o texto publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 28. A determinação passa a vigorar a partir de hoje.

-Publicidade-

Ao comentar o ato em suas redes sociais, Porciuncula disse que a linguagem neutra “não é um produto social apto a produzir comunicação”. “Ele não surgiu no cotidiano de um povo, mas sim criada e integrada de forma alienígena, através de movimento político sectário”, afirmou o secretário. “Ela exclui a população, principalmente aqueles que são deficientes visuais e auditivos, os quais não podem contar com a tradução dos programas de computação, que permitem a acessibilidade, uma vez que os mesmos não são capazes de identificar o expediente da ‘linguagem’ neutra”, completou.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

11 comentários Ver comentários

  1. Kkkkk criada de forma alienígena, acho que a extrema direita acredita em ufos, discos voadores e vivem no mundo da lua e na terra plana kkkkkkkk

  2. Eu agradeço em primeiro lugar ao Deus que eu sirvo por frustrar todos os projetos diabólicos de satanás, e também àqueles que lutam por um Brasil melhor principalmente para nossas crianças.

  3. ESSA TAL LINGUAGEM NEUTRA É MAIS UMA ESTRATÉGIA DE PSEUDOS DEFENSORES
    DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, A FIM ROMPER COM O SENTIMENTO DE UNIDADE DO POVO, DE ESGARÇAR O SENTIDO DE PERTENCIMENTO DA NAÇÃO! FINALIDADE: MANIPULAÇÃO RASTEIRA. LAMENTAVELMENTE, HÁ TROUXAS QUE ACEITAM!

  4. A “linguagem neutra” é bem questionável, pois, sabemos, a diferença de gêneros tem um aspecto além do biológico, via cultural. Tentar dissimular isto pela linguagem neutra, como bem exemplificado no texto, evidencia seu surgimento de forma alienígena, fora do dia a dia de um povo.

  5. Aguardando o ESSITÊEFIII ou algum juizeco se pronunciar contrário, não vai demorar, já sei até os partidos que irão provocar isso, pisol ou o partido da alienígena com cara de defunto.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.