O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta sexta-feira, 9, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio do Alvorada, em Brasília. A expectativa é que a reunião tenha ajustado a relação entre os dois.
O encontro, que não estava previsto oficialmente na agenda dos dois, ocorre depois de Lira mandar duros recados ao governo petista durante seu discurso na abertura do ano Legislativo na Câmara dos Deputados.
Na ocasião, o deputado alagoano também mandou recados ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que estava no local, diferentemente de Lula, que mandou uma mensagem.
+ Câmara deve ter sessões apenas depois do Carnaval em meio a atritos entre governo e Lira
“Não fomos eleitos para carimbar”, disse Arthur Lira. “Não é isso que o povo brasileiro espera de nós. Espera-se, isso sim, independência e somatório de esforços, sempre em favor do país.”
Ao falar sobre a queda de braço entre Executivo e Legislativo com relação aos vetos que o presidente Lula fez ao Orçamento de 2024, Arthur Lira disse que o Orçamento pertence a “todos e todas”, não “apenas ao Executivo”.
+ Lira: ‘Errará quem apostar na omissão da Câmara’
“Se assim fosse, a Constituição não determinaria a necessária participação do Poder Legislativo em sua confecção e final aprovação”, declarou o presidente da Câmara.
Lula vetou R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão, aprovados pelo Congresso em 2023. Parlamentares ameaçam derrubar a decisão do presidente para recompor os valores. Lira foi aplaudido pelos deputados, em especial, os da oposição.
Em outro momento, Lira reafirmou que os deputados apoiaram ao governo nos momentos em que o Executivo mais precisou.
+ As pautas prioritárias do Congresso Nacional em 2024
“Não faltamos ao governo e esperamos da mesma forma, reconhecimento, respeito e compromisso com a palavra dada”, declarou. “É uma cláusula pétrea de nosso dia a dia no Parlamento. Que nos permite, permitiu e permitirá construir uma lealdade interna firme e capaz de se reverter em tantos avanços.”