O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se manifestou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz o mandato de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para oito anos.
“Imaginem uma pessoa que vá para o Supremo com 44 anos ou 45 anos, que sabe que vai sair com 55”, disse, em entrevista à GloboNews. “O que é que vai se esperar de isenção de julgamento de uma pessoa que sabe que cada dia é um dia menos?”
A PEC é uma das prioridades do Senado em 2024. Ainda neste ano, a Casa aprovou a PEC que limita decisões monocráticas dos juízes do STF.
PEC que reduz mandato de ministros do STF
De autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), o texto apresentado em março de 2019 também proíbe o direito à recondução ao cargo de um ministro do STF. Conforme o senador, o texto foi redigido de forma simples, a fim de os congressistas enxertarem emendas ao esboço original. Conforme antecipou Oeste, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) deve ser a relatora.
Atualmente, os mandatos no STF não têm limite de duração, e os ministros só precisam deixar o cargo ao completar 75 anos.
Leia também: “Um comunista no STF. E agora?”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 195 da Revista Oeste
Vamos manter a esperança: a INTERPOL ainda funciona, mesmo que Maceió proclame a independência da república das Alagoas.
O povo pode se esquecer do que fazem; ( Onde esta o respeito? festas de realeza as custas do sangue, suor, lagrimas e sacrifício do povo )
O povo pode se esquecer do que dizem; ( Perdeu mané, não amola e não reclame )
Mas o povo nunca se esquecerá da forma como nos fazem sentir; (Não importa quantos anos temos ou quão sofisticado nos tornamos, todos encontram muita difículdade em lidar com a traição.) Certa vez perguntei a uma mulher, o que é pior que estupro? Agora eu sei. Traição. Arthur Lira é um traidor, para ele o dinheiro fala mais alto, não o dever e nem o compromisso com seus eleitores.
Meu advogado me orientou a não emitir opinião sobre o Supremo ou sobre o Lira.
O canalha está medindo todo mundo com a régua dele !!
Lira, como Capacheco, presidentes das duas casas mais corruPTas do Planeta, tem rabo preso com o PSTF. Que se feche logo esta pocilga, que só serve para engordar os 594 suínos ali encastelados. ODEIO plítico.
Não interessa se ele é contra ou a favor… até pq se ele se declarar favorável, vai em cana.
Interessa que vai acontecer, tenho certeza que esses senadores, apesar de serem uns bostas, vão aprovar essa mudança óbvia e necessária nessa corte infeliz.
pau mandado, pagando fatura dos processos
Há tempos estou desconsiderando – literalmente jogando na lixeira – as opiniões, discursos e argumentações da grande maioria dos Congressistas, Governantes, Ministros de Estado, Ministros do STF e Procuradores. Brasília (Ratolândia para os mais desiludidos, como eu) é terreno fértil para a realização de conchavos com o dinheiro público e privado, essa verdade real ficou bem clara nos intermináveis processos da Op Lava Jato (poço é fundo demais para apenas uma Operação Jurídico Policial dar conta), que objetivam tão somente a perpetuação das mesmas figurinhas inúteis, como esse presidente da Câmara dos Deputados, no poder. Esse círculo vicioso infernal só revela o quanto o nosso sistema democrático é voltado para a manutenção de corruptos e vassalos na condução dos três poderes. O Brasil não é um país sério (Charles De Gaulle).
Não pode ser uma profissão nem continuação de carreira. As regras para virar ministro do ésseteéfe deveriam ser:
– Juíz de carreira com mínimo de dez anos de experiência na função de juiz.
– Juíz Já aposentado e q ainda queira contribuir.
– Proibida a função de ministro do Supremo para advogados, promotores e políticos. Tem q já ter sido juíz.
– Trabalho pro bono (sem salário) com somente ajuda de custo para estar em Brasília.
– Permanência no Supremo por somente 2 anos sem recondução.
– Uma vez terminado seus dois anos, o ministro não pode se candidatar novamente.
– Os candidatos seriam votados pelo congresso, 513 deputados e 81 senadores votando juntos.
Com isso a festa do mandarinato vitalício acaba e o tribunal voltaria a ter pessoas compromissadas em defender a constituição. Os dois anos pro bono seriam a coroação final na carreira de um juíz deste país.
Lira faz parte do SISTEMA, infelizmente os maiores bandidos tomam conta das chaves dos cofres. Como ele e seu clã vivem envoltos à maracutais, pelo menos é o que parece, usa o cargo para troca de favores com o STF. Protejo “Vossas Excelências ” aqui, e fico protegido lá!
Na contramão do bom senso…
Meu Seus. Que país esse STF está ajudando a construir? Alô Sociedade civil OAB, Juristas, Faculdades de Direito é normal um ministro de STF última instância julgar caso q sua esposa defende? Está claro q os ministros são sócios ocultos de escritórios e empresas editora….
Existe sim a indústria entorno do Crime pelo amor de Deus
Desculpe o Povo Alagoano , o que fazem vcs ficar elegendo pra vários mandatos um Sujeito que só pensa nos Interesses Dele , um cara medroso com vários processos nas costa , não consegue botar em pauta nada que vai a favor do povo . Tá na hora de começar a tirar esses Inúteis da vida politica e também seus pares são culpados que elegem um presidente da camara com RABO PRESO no STF
Vendido mau caráter, troca de favores pelos seus inquéritos.
Bandido.
O próximo na opnião Lira o corrupto comprado, que deve manter um cargo vitalício é o ditador brasileiro, o molusco de 9 dedos.
Que justificativa, essa de Artur Lira! Ele está dizendo, praticamente, que ocupar uma cadeira na “suprema corte” – como diz o Lula – por apenas 8 anos, deixa de ser um privilégio e, por isso mesmo, o homem de notável saber jurídico irá apenas sentar-se provisoriamente em cima dos processos e esquenta-los com a bunda . Ou seja, como é que doravante se poderá agraciar um comunista com esse cargo se não for para ocupa-lo pelo resto de sua vida?
É fácil de resolver é só entrar por concurso como é para os outros magistrados. Aliás deveria ser por concurso também para os cargos de conselheiros do Tribunal de Contas da União-TCU, para os TCEs e para os TCMs. Acabando com a farra das nomeações políticas vitalícias, que nem o Senado possui pois de 8 em 8 anos têm que se submeter ao escrutínio popular.
Entao esse idiota também deve pensar o mesmo de todos os mandatos. Busque uma desculpa melhor para disfarçar a tremedeira que te da ao ver qualquer membro do stf. Quem deve, teme!
Até quando representantes da miseria nordestina vao estar ditando regras no pais?
Alguém tem que explicar ao lira, se é que ele tem a mínima capacidade de entender as coisas, que na vida é assim mesmo, cada dia que passa é um dia a menos. Qual o problema que isso vai causar nos ministros do STF? Não é assim em todos os cargos e em todas as profissões, em toda a atividade humana, pública ou privada? Por quê que os ministros do STF têm que ter cargo para a vida toda? Como aqui alguém bem lembrou, isso do lira é causado pela síndrome do rabo preso.
Alguém precisa dizer a ele que não colocar em Pauta é uma Ato de Ditador. Ele não tem o poder total sobre todos os outros Deputados. Tem que haver uma forma de Destituir do Poder um Presidente que não cumpre com sua missão. Por isso que o Povo precisa voltar a se mobilizar.
Em recente episódio ficou claro que Arthur Lira tem o rabo preso.
Foi só um Sinistro do STF ameaçar retirar da gaveta um processo contra sua pessoa que imediatamente voltou atrás em sua decisão.
Qual a razão para um Ministro do STF ter cargo vitalício?
O que esperar de um Presidente da Câmara dos Deputados que age em conluio com outros agentes do poder público?
Hoje conseguimos compreender o desespero do STF em derrubar o Bolsonaro, com o mito no poder as indicações ao STF na pior das hipótses deixaria o STF mais contraditório, portanto mais democrático. Na forma em que se encontra quem detém a Suprema Corte???
É, acreditamos que seja esse o motivo pelo qual ele se posicionará contra a PEC, esse grande democrata.
Lira vai propor que os Ministres sejam chamades “Vossa Majestade.”
E que parlamentares se ponham sempre de 4 ante à simples menção de seus reverendíssimos nomes.
Lira é um sabujo de rabo preso. E sujo.
O que precisa é uma reforma na maneira de eleger os Presidentes do Senado e Câmara – essa representatividade deveria ser equivalente aos colégios eleitorais – o peso de São Paulo por exemplo não pode ser o mesmo do Acre. Sempre falei que Propaganda Eleitoral Gratuita, Voto obrigatório e o Cidadão Brasileiro trabalhar sem remuneração nas eleições – são ações anti-democráticas – o ciddão não tem o direito de dizer não! Por que tudo é pago e muito bem, mais o cidadão Brasileiro tem que trabalhar de graça. O Brasileiro não é convidado a participar do Processo Eleitoral “Democrático” ele é coagido. Que Democracia é essa?
Alguém viu imparcialidade nos julgamentos? Ministros militantes de esquerda perseguindo opositores e beneficiando amigos, criminosos e escritórios de advocacia dos parentes. Se dependesse de mim, todos os atuais seriam exonerados agora! E novos só juízes de carreira por mérito.
O pensamento de Lira é antagônico sobre tempo de permanência no STF, se ele sabe que não vai sair aí é que ele vai pintar miséria. Se tiver parlamentares vendidos feito o atual
Se o PGR que também é escolhido pelo presidente da República tem mandato de 2 anos, porque os ministros do STF têm que ter mandato vitalício ?
Entendo que 10 anos na Suprema Corte é um prazo pra lá de razoável e aceitável. Além disso é debochar da cara da sociedade uma vez que não são concursados e muito menos eleitos para a função pública.
Nordestino vendido. Como o Brasil está perdido com o consórcio da turma de lá. Foram criados 10 Estados minúsculos geograficamente mas com representatividade enorme. Aí como a corrupção corre solta lá, estes caras comanda a política Brasileira pois são vendidos e tem o rabo preso com todo mundo. Vontade de dividir SP em uns 4 Estados, o PR em mais uns 3, o RS em uns 4 mais e SC em uns 3. Assim teríamos uma bancada expressiva no Senado e Congresso e não ficaríamos na mão desta corja de vagabundos.
Por que o Chefe da Tribo, quando escolhido pela maioria, não haveria de pertencer ao grupo majoritário?