Lula e sua mania de grandeza

O ex-presidente está convencido, desde que entrou na política, que é melhor do que todos, sobre todos os assuntos, o tempo todo
-Publicidade-
J. R. Guzzo: "Agora, na condição de candidato a presidente da República, Lula acaba de surtar de novo como perito emérito em questões internacionais de grande porte" | Foto: Suamy Beydouin/Estadão Conteúdo
J. R. Guzzo: "Agora, na condição de candidato a presidente da República, Lula acaba de surtar de novo como perito emérito em questões internacionais de grande porte" | Foto: Suamy Beydouin/Estadão Conteúdo

(J.R. Guzzo, publicado no jornal Gazeta do Povo em 5 de maio de 2022)

Lula, como vem sendo demonstrado pelos fatos há quarenta anos, vive em estado permanente de mania de grandeza. Está convencido, desde que entrou na política, que é melhor do que todos, sobre todos os assuntos, o tempo todo; acredita que é o inventor do Brasil, da raiz quadrada e do ovo frito. Entre as grandes competências que atribui a si próprio, está a de gênio da política internacional; de tempos em tempos, ele dá lições de como mundo deveria se comportar. Ficou nos mitos e lendas da altíssima diplomacia mundial, por exemplo, o feito extraordinário que realizou ao arrumar sozinho, segundo revelou anos atrás, um acordo de paz entre os Estados Unidos e o Irã — coisa que, segundo ele próprio, “nunca antes” tinha acontecido neste mundo. É uma pena, realmente, que ninguém tenha ficado sabendo disso, a começar pelos Estados Unidos e pelo Irã, mas o que se vai fazer? A culpa é da direita.

Agora, na condição de candidato a presidente da República, Lula acaba de surtar de novo como perito emérito em questões internacionais de grande porte. Disse numa entrevista à revista americana Time — que continua em circulação (digital) e o apresenta como um líder que “volta do exílio” — que o presidente Volodymyr Zelenski, da Ucrânia, é tão responsável quanto a Rússia pela invasão do seu próprio país. Como assim? Quer dizer que a Rússia invade a Ucrânia, com tanques, tropas e bombardeio aéreo, mata milhares de pessoas, ataca hospitais, escolas e teatros com gente dentro — e o culpado é o presidente do país invadido? Pois então: é como Lula vê o mundo, que se dispõe a liderar com a cooperação das grandes potências depois que for reeleito presidente do Brasil.

-Publicidade-

Lula, na sua análise sobre a questão da Ucrânia, diz que Zelensky deveria ter evitado a guerra, mas não quis “negociar” — por isso é culpado pelos atos do agressor. Outra coisa: segundo ele, Zelensky, a quem chama de “esse cara”, está se exibindo demais. Vive aparecendo nas capitais da Europa, aparece na televisão, dá entrevistas etc. etc., em vez de combinar com os russos — está, segundo Lula, se beneficiando da invasão. Se fosse com ele, tudo se resolveria com uma cerveja, como já disse; na sua entrevista, informou que iria “conversar” com os grandes líderes mundiais que, obviamente, aceitariam as suas instruções e colocariam um fim na guerra. É duro de acreditar, mas aí é que está: Lula disse mesmo isso tudo, e seus devotos estão convencidos de que, além de salvar o Brasil do “fascismo”, ele agora vai salvar o mundo.

Pela cabeça de Lula, a culpa da Segunda Guerra Mundial é dos países da Europa que foram invadidos pela Alemanha nazista — deveriam ter negociado com Hitler, mas provocaram a própria invasão por não terem se entendido com o invasor. O Vietnã é o culpado pela ocupação americana do seu território. Os Estados Unidos são culpados pelo ataque que sofreram no Japão no Havaí — e por aí vamos. É este o sábio das relações internacionais que se prepara para ensinar à humanidade como o mundo tem de ser governado.

Leia mais: “Lula e PT perderam a batalha das ruas”, artigo de J.R. Guzzo publicado em Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

26 comentários Ver comentários

  1. Eu tenho percebido que o lula esta com sérios problemas psicológicos. Falar as asneiras que ele anda dizendo, isso não é normal . Abstinência do alcool durante os 580 dias que ficou preso em Curitiba ,afetou seu cabeça. Independente de qualquer ideologia politica, acho que o lula não é a pessoa correta a assumir a cadeira de presidente. Tem ainda o agravante da idade no momento esta com 77 anos e mais a condição da saúde mental. Ou seja, não dá

  2. O que é mais estranho é nossa Suprema Corte ter colocado essa figura de volta a cena do crime, elegível e despontando como vencedor nas fakes pesquisas, estas permitidas pelo TSE. O homem faz campanha antecipada, ofende, demonstra insanidade e o STF caladinho. Não precisa ser sequer alfabetizado para entender o que se pretende, especialmente quando foi negado pelo TSE, qualquer forma de transparência às urnas eletrônicas, ao contrario, condenando quem ouse desconfiar de sua segurança. Até quando nossa FFAA vão suportar, quando são evidentes os possíveis conflitos com estranhos resultados das urnas eletrônicas. Qual o receito dos NOTÁVEIS SERES SUPERIORES com a transparência e auditoria das urnas?

  3. Se Luladrão não morrer por explosão (Seu Ego está crescendo de forma exponencial – o Ego desse sociopata não cabe no planeta Terra), ele vai infartar ao ver Bolsonaro o único presidente do Brasil e ser eleito no primeiro turno.

  4. São claros sinais de um sociopata, uma mente semelhante a de um serial killer. Quanto aos seus assessores, devotos e lunáticos de plantão, jamais irão questionar seu ídolo, assim funciona a seita.

  5. Em algumas coisas eu concordo com ele, que é o melhor : em mentira, em ladroagem, em imbecilidade, em vagabundagem, etc… Peço desculpas por não completar a lista de “qualidades” desse vagabundo pois são tantas que às vezes nos perdemos.

  6. Mais um excelente artigo de j r guzzo. So nao concordo com a utilização do vietnam como analogia. No caso os comunistas do norte com apoio de china e urss atacaram o sul q pediu o apoio dos eua, nao foi uma ocupacao americana. Qdo o norte prevaleceu os eua se retiraram. Parecido com o q ocorreu na coreia onde o sul contou com a ajuda dos eua contra o ataque comunista do norte e gracas aos eua conseguiu resistir e salvar metade do pais do comunismo.

  7. Maravilhoso artigo como sempre !
    Parabéns , Guzzo!
    E muito obrigado por nos representar.
    Tenho fé que não passaremos a vergonha de recolocar na presidência esse elemento que deveria estar preso e que só foi libertado por uma gambiarra criada por seus amigos do STF, que criaram a jurisprudência do CEP-Código de Endereçamento Postal.
    Nossa Senhora Aparecida vai interceder pelo nosso povo e não vai deixar que essa desgraça torne a acontecer no Brasil, com a volta de Lula e seus asseclas ao poder.

  8. esse verme energúmeno é melhor ladrão que todos os seres humanos do universo. o demais é bla….bla …ba – Mentiroso e canalha !!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Dizer que este abestado se acha é clichê. Mas, graças a Deus, o povo já sabe como recebê-lo em público. Onde quer que vá teremos ovos podres e outras cositas más.
    Não por ter sido o larápio que foi. Mas por querer ser nosso presidente. Já passou! Foi!!!!
    Não deu bom porque não quis. Escolheu roubar e atrapalhar muito a evolução do Brasil. Escolheu achincalhar a justiça. Está cagando sobre o stf desde 2002! Está limpando a bunda com nassa bandeira! Está empurrando sobre os jovens e crianças suas crenças nefastas! Está se empurrando sobre seus militantes (sem mortadela), de novo, como “a solução”! Está tão sem rumo, que seus aliados se foram, e seu pt diminuiu! O pt devia ter sido extinto em 2015 e ser tratado como organização criminosa!

  10. Ladrão e maníaco. Complexo de grandeza. Deve ter roubado muito lanche dos coleguinhas na escola ou na fábrica, se é que trabalhava mesmo. E arranjava um jeito de convencer alguma professora idiota, que o culpado era o outro menino que tinha levado a pipoca. Acostumou-se.

  11. Realmente o ex-presidiário se sente o suprasumo em tudo…
    Agora é “mestre” em política internacional.
    Deveria ter falado como Garrincha : ” Foi combinado com os russos? “

      1. Já apresenta sinais claros de delírios e alucinações, típico de quem sofre de séria doenca vascular cerebral. Com a ajuda do vício na cachaça vai desencarnar em breve.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.