Lula estuda ‘desmilitarizar’ o GSI

Equipe de transição já fala em esvaziar pasta
-Publicidade-
O presidente eleito, Lula (PT), desconversa sobre a anunciação de ministros de Estado, durante entrevista coletiva na sede de transição - 02/12/2022 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
O presidente eleito, Lula (PT), desconversa sobre a anunciação de ministros de Estado, durante entrevista coletiva na sede de transição - 02/12/2022 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Incomodada com a “militarização” do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro, a equipe de transição de Lula (PT) considera esvaziar o GSI. A ideia é tirar a segurança presidencial e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) da pasta, atualmente comandada pelo general Heleno.

A equipe do petista “desconfia” dos militares e não quer dividir com eles a coordenação da segurança do presidente eleito na posse, informou reportagem do jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta terça-feira, 6. Além disso, o PT avalia que o GSI tem “resquícios da ditadura militar” e muitos “aliados de Bolsonaro”.

Uma das hipóteses em estudo pela equipe de Lula é pôr a Abin na Secretaria de Assuntos Estratégicos, que deve ser ocupada pelo ex-chanceler Celso Amorim. Já a segurança presidencial ficaria com a Polícia Federal.

-Publicidade-

Há hoje dois planos para a segurança da posse sendo traçados. Um pela equipe da PF, aliada às corporações do DF, como Polícia Militar e Bombeiros; outro pelo GSI e pelo Exército. Mesmo sem terem sido acionados formalmente pela transição, os dois últimos passaram a elaborar um plano de segurança para a posse por tradicionalmente ter a responsabilidade de liderar esse processo.

Leia também: “A novilíngua da transição”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 138 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

14 comentários Ver comentários

  1. MUITOS DIZEM ODIAR A TIRANIA APENAS PARA
    QUE PASSAM ESTABELECER A SUA … Platão
    No país do cinismo, da hipocrisiae de povo ignorante algoz de si mesmo o LADRÃO sabe muito bem que o GSI identificou sua suja guerra revolucionária para escrabuzar a nação MAS infelizmentge um líder covarde e frpouxo

    1. .. continuando ….. MAS infelizmente um líder fraco e frouxo acovardado debaixo das saias de sua digna primeira dama entregou a nação à sanha de uma quadrilha e ditadores capazes de qualquer coisa … nosso futuro são 4 anos de dura luta ou a simples escravização ao clepto-comuno-fascismo … pobre Brasil !!!

  2. Acho que o Lula está mais que certo. Temos um povo covarde. Temos um congresso covarde. Temos Forças Armadas covardes. Por que não ir fundo? Eu se fosse ele botava pra fuder!

  3. Os bandidos vão colocar bandidos na ABIN. E os generais com cara de paisagem. O PT vai escarrar na cabeça deles e eles continuaram com cara de paisagem..

  4. Toda estratégia de segurança, criada no governo Bolsonaro, será desmobilizada , para dar lugar as nulidades de plantão. Voltará a cena o velho senil .

  5. Eles gostam de grupos guerrilheiros e paramilitares, até não tornarem o país dominado, daí pra frente criam seus exércitos e suas polícias

  6. acho que deveria adotar uma coleira de cachorro com nome de cada comandante assim ficaria mais real a atual situação dois covardes da nação !!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.