O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mentiu sobre a história do ex-presidente e ditador Getúlio Vargas durante visita à galeria dos presidentes, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 9. Na ocasião, o petista ainda criticou os ex-presidentes Jair Bolsonaro e Michel Temer.
Segundo o site Metrópoles, a visita ocorreu depois da restauração das obras danificadas durante os atos de 8 de janeiro 2023. Ao observar o retrato de Dilma Rousseff, aliada do presidente, Lula lembrou que “ela foi eleita, reeleita e depois sofreu um impeachment“. Ele classificou o processo de cassação de mandato como um “golpe”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Quando passou pelo retrato de Michel Temer, que foi vice-presidente na chapa com Dilma, Lula criticou o emedebista. “Esse aqui não foi eleito”, disse, ao se referir ao fato de Temer ter assumido a Presidência depois do impeachment da petista. Em relação a Jair Bolsonaro, Lula afirmou que “esse foi eleito em função das mentiras”.
Lula ainda elogiou a história de Getúlio Vargas. “Tem que estar dito publicamente”, disse. “Ele foi eleito em 1930, cassado em 1945 e voltou em 1951. A pessoa que vem visitar o Planalto vai saber da história.”
Lula mente sobre história de Vargas
O petista, porém, mente ao dizer que Vargas foi eleito em 1930. Na época, o ditador assumiu o poder por meio de um golpe de Estado, que depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito, Júlio Prestes. Em 1951, seis anos depois de renunciar, Vargas foi eleito.
Durante o passeio, Lula pediu para modernizar a exposição dos retratos dos ex-presidentes. Ele sugeriu a implementação de QR codes para acessar mais informações sobre cada presidente retratado.
Leia também: “A mentira das fake news”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 217 da Revista Oeste
A primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, acompanhou o presidente na visita. Ela disse que a implementação dos QR codes já está sendo providenciada.
Em tom de brincadeira, Lula sugeriu que a galeria deveria incluir três fotos suas por estar em seu terceiro mandato. Ele também propôs que o número de votos recebidos por cada presidente fosse exibido junto das imagens.
Verdades não tem deformações por si só, apenas são interpretadas de formas diferentes.
No caso da Dilma, para mim, não houve golpe.
No caso de Bolsonaro, ele se elegeu como falastrão e suas ações (ruins) conduziram à libertação de Lula.
Lula é outro falastrão. A única diferença é que ele não fica ameaçando a democracia em suas falas.
Trump, Lula, Bolsonaro e Maduro são todos uns falastrões, alucinados por poder. Todos corrompidos!
Esse cachaceiro vélho e ladrão é tão imbecil que não sabe nem onde enfiou o dedinho da mão… Mentiroso contumaz. Mais idiotas são as mulinhas que acredita nesse escroto e o segue…
A esquerda sempre busca reescrever a história para passar de boazinha, quando sabemos muito bem o nível de crueldade que sempre empregam. Como disse o atual despresidente, tem que “construir a narrativa certa. As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes.”
Golpista.
Há sim semelhanças entre Getúlio Vargas e Lula … ambos deram golpe de estado nos manés, a de Getúlio após perder eleição que alegou fraudada, o golpe de Lula foi iniciado na imoral “descondenação” feita no STF que virou membro do triunvirato medieval ditador que com o legislathvo pôdre desgoverna o país chiqueiro.
… Getúlio Vargas foi eleito em 1950 com 49% dos votos e já se previa acirrada luta política que culminou com o suicídio do presidente cujos adversários forjaram atentado a adversário para incriminá-lo, este em nome da dignidade cometeu suicídio, algo que Lula corrupto preso e condenado jem três instâncias jamais fará pois desconhece o que isto seja.
Verdades da esquerda 😄😅😂🤣
Da enjôo saber que esse desinformado brinca com a história do Brasil. Não está nem aí pra mentira e chama os outros de mentirisos. Parabéns STF , nos orgulhamos da sua escolha !!!
Mentir não é novidade sempre o faz, agora um analfabeto ter conhecimento de história já é exigir demais né ???