Lula vai propor taxação sobre os mais ricos, diz site

Economistas que aconselham o petista afirmam que a próxima administração federal terá de aumentar gastos sociais
-Publicidade-
Ex-presidente Lula | Foto: Paulo Pinto/Agência PT
Ex-presidente Lula | Foto: Paulo Pinto/Agência PT

O programa de governo que Lula (PT) vai apresentar nesta eleição terá propostas para taxar os mais ricos e tributar lucros e dividendos. A informação é do portal Metrópoles.

As medidas fazem parte da reforma tributária que foi protocolada pelos partidos de oposição na Câmara dos Deputados, em 2019, e que será reaproveitada pela campanha do petista.

-Publicidade-

O projeto, que teve o apoio de sete governadores do Nordeste, foi concebido na escola de economia da Unicamp e ganhou o apelido de “reforma solidária”.

Segundo a reportagem publicada na quinta-feira 20, os economistas que aconselham Lula afirmam que a próxima administração federal terá de aumentar gastos sociais, e que isso só será possível com uma reforma tributária progressiva e que amplie a taxação sobre os mais ricos.

A reforma de 2019 é dividida em sete eixos. Lula não discutiu com os economistas se todas as ideias serão incluídas no programa de governo.

Oficialmente, o petista diz não ter formalizado a candidatura ao Planalto, enquanto o PT afirma não ter entrado na fase de elaboração de propostas para a eleição.

Na parte de tributação, a reforma prevê a cobrança de imposto de renda na distribuição de lucros e dividendos para a pessoa física e veda a dedução de despesas com juros sobre o capital próprio na apuração do lucro.

Também foram apresentadas ideias para instituir um imposto sobre grandes fortunas e para taxar grandes heranças, seguindo o modelo em vigência nos Estados Unidos.

De acordo com o Metrópoles, outra proposta pretende ampliar a base de incidência do IPVA para aeronaves e embarcações particulares.

No campo da sustentabilidade, o Cide teria a arrecadação revertida para a proteção ambiental, e a base de tributação seria ampliada para grandes poluidores, mineradoras e outros setores de recursos não renováveis. Novos incentivos seriam concedidos para práticas agrícolas sustentáveis. Já a Zona Franca de Manaus seria mantida.

Na área da saúde, um novo tributo seria aplicado sobre produtos nocivos, como bebidas alcóolicas, cigarros e tabaco. Para a educação, a ideia é complementar o financiamento público com receitas vindas da arrecadação do pré-sal.

Também estão entre as principais propostas a unificação do ICMS e ISS em um Imposto de Valor Agregado (IVA), com alíquota única e arrecadação no destino, e a unificação do PIS, Pasep e Cofins em uma contribuição social de valor agregado.

Um imposto sobre remessas para o exterior poderá ser instituído, com previsão para dobrar a alíquota nas transferências para paraísos fiscais. Por fim, a reforma criaria um dispositivo para constitucionalizar o reajuste do salário mínimo acima da inflação.

A reportagem afirma que o PT tem feito reuniões semanais na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, para discutir propostas que poderão balizar a candidatura de Lula.

O partido entende que a reforma tributária e uma “contrarreforma trabalhista” serão duas prioridades para esta eleição. Mudanças na Previdência entrarão em pauta após os economistas definirem quais serão as regras para o mercado de trabalho que Lula irá propor no plano de governo.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

39 comentários Ver comentários

  1. Quando este lixo bêbado ver o que ele o luladrão vai ter que pagar, logo este vagabundo de 9 dedos vai desistir desta imbecilidade…”..e estas merdas não partem né meus amigos”…que pena…

  2. O primeiro a pagar imposto sobre riqueza, é esse ladrão nine fingres, aí, se a receita Federal servir pra alguma coisa, saberemos o quanto foi roubado dos brasileiros já que terá que declarar bens ao fisco.

  3. Qual é a parte da história que esse homem ainda não compreendeu. Ele aposta a sua candidatura nos eleitores que não se informam sobre o rombo q

  4. Não posso conceber a eleição desse meliante para presidente. Todavia, se essa aberração ocorrer , com certeza absoluta, sua pretensa taxação terá que contemplar sua própria fortuna, fruto de reiteradas falcatruas.

  5. A única coisa que estou gostando deste,suposto ladrão, que agora ele esta sendo quem realmente é: Um TIRANO! O problema será o brasileiro pouco informado, não observar os absurdos das suas propostas. A liberdade de pensamento está apenas ao lado da bandidagem…

  6. Taxar grandes fortunas é uma daquelas imbecilidades pela qual todo comunista tem fetiche.
    É fácil explicar essa demência. O comunismo é de origem demoníaca e baseia todo o seu discurso pseudolibertário na inveja do próximo. É por isso q ele demoniza o lucro como fruto do trabalho, logo, “justifica” tomar o q o outro produz para enriquecer a si próprio, sem ter q trabalhar por isso, obviamente.

    Essa lorota é um mantra repetido continuamente q não engana ninguém, além de clara e reconhecidamente inútil, pois o capital q produz empregos, riqueza e desmente o engodo da mais valia é retirado do país para q não seja pilhado.

    Dado q o comunismo não se preocupa em produzir riqueza, mas apenas saber de onde removê-la, resta lembrar q a falência inevitável q o comunismo causa sempre termina taxando as grandes misérias.
    Aconteceu no mundo inteiro e aqui não será diferente se a esquerda voltar ao governo.

    1. Abandonei recentemente a assinatura de um revista eletrônica, justamente por dar voz e mídia para esse ladrão através de colunistas comunistas contratados para vomitarem elogios e bajular um ladrão imundo, qual dá nojo só de ver uma simples imagem do verme. Esqueçam esse lixo no lixo, deixem-no no anonimato ou no quinto do inferno.

  7. Esse cidadão deveria é ficar quieto, sair do circuito! Ou será que acha que o Povo brasileiro o quer? Foram vinte anos de governos mal sucedidos, de desvios, de roubalheiras! Não fizeram nada na Infraestrutura, por exemplo, era só para desviar recursos públicos!
    Já deu meu camarada! Chega!

  8. Lula não será candidato: É simples ele apenas toca fogo em seu radicalismo para mostra algo a militância, pois não tem o que falar ao restante das massas que sabem que ele não passa de um ladrão e lavador de dinheiro publico. Basta olhar para sua família todos enriqueceram as custa do contribuinte brasileiro e uma família imoral. Se sair a rua sentira o peso da mesma, e isso apavora.

    1. Torço diariamente para que seja realmente conforme suas palavras, Renato. Por que caso contrário, estaremos habitando um pesadelo sem fim.

  9. Qualquer um sabe que a taxação dos mais ricos vai refletir nos mais pobres, via aumento de preços. Os mais ricos não aceitarão reduzir sua margem de lucro. Esse pessoal tem que saber e dar um jeito é de reduzir o tamanho do estado e dos gastos. A sociedade não aguenta continuar pagando o legislativo e judiciário mais caros do mundo, sem contar os poderes estaduais e municipais. A reforma legislativa tem que preceder a reforma tributária.

    1. Samuel, permita-me ajudar.
      Crer q os preços aumentem por não querer reduzir a margem de lucro não é correto, o raciocínio é mais complexo.
      Quando se taxa grande riqueza, interfere-se no mecanismo da livre iniciativa, única ferramenta q existe para q se crie riqueza. Todos as grandes aquisições da humanidade, sem exceção, ocorreram em ambientes de liberdade econômica e pouca intervenção estatal.
      Taxação significa penalizar o trabalho, pq ninguém trabalhará para ser taxado além do q paga de impostos, já muito caros.
      Este capital é retirado da cadeia produtiva, retirando a criação dos insumos necessários à produção, q por sua vez gera trabalho. Lembre q os insumos são de risco exclusivo de quem investe na cadeia produtiva. Aí aparece alguém dizendo q quer taxar. Percebe a incoerência?

      Sugiro o site http://www.mises.org

      Boa leitura.

  10. Isso Filho Da Puta. Nos escravize, tire todo o dnhiero da sociedade, crie sua sonhada ditadura e acabe com o país.
    Aparentemente, se as pesquisas estiverem certas, é isso que a maioria quer.

  11. – Na área da saúde, um novo tributo seria aplicado sobre produtos nocivos, como BEBIDAS ALCOÓLICAS, cigarros e tabaco.
    Em primeiro lugar, esse f.d.p. sequer será candidato, tenho esse pressentimento e depois, aumentar tributo sobre CACHAÇA? Isso vindo de um cachaceiro, seria até uma comédia se isso acontecesse.

  12. Até os “ministros” conseguirem ameaçar todo mundo e cancelarem de vez o voto auditável, este filho da puta de 9 dedos não dava um pio. Mas, qdo a pretenção de eleições um pouco mais confiáveis se foi de vez ele veio babando. Está tudo armado e eles terão o ano todo pra colocar o molusco lá. O pior é que ninguém vai fazer nada pra impedir isto.

  13. So acredito na eleicao deste bandido, corrupto, mentiroso, cachaceiro, por causa das famosas “urnas eletronicas”. Nao imagino a maioria do povo brasileiro escolhendo um condenado e presidirario para Presidente. Mas com estas urnas…tudo e possivel nesta terrinha esquecida por Deus…

  14. Vai gostar de uma taxacão na PQP, o PT taxou o Motoboy em R$250 durante anos. Se não criarem taxas nao tem como desviar dinheiro do pobre trabalhador brasileiro pra CUBA e Moçambique. Os maiores interessados no PT são os banqueiros pois o PT trocou a divida de 15Bi com FMI por uma de 3Tri com BANCOS PRIVADOS. PT tá pouco se lixando pro POBRE, volta pro esquecimento ladrão!

  15. Realmente ficar dando ibope a esse canalha, ladrão e cachaceiro aqui está enchendo o saco. Ninguem que le essa revista quer saber o que esse pulha e vagabanundo pensa, acha ou fala.

  16. Em 2018 Lula declarou à justiça eleitoral, quando ainda imaginava ser candidato, q possuía 8 milhões de reais em patrimônio. Comparado com o valor declarado à mesma justiça eleitoral em 2006, suas posses aumentaram em quase 860%, ou seja, bem próximo de 10 vezes. O governo atual poderia implantar essa ideia agora mesmo e taxar a grana oficial do Lula, q hoje passa dos 10 milhões. A parte espúria e escondida, q deve ser uns 100 milhões, poderia ser simplesmente confiscada.

  17. Face que praticamente todos os dias tem uma foto desse cara, provavelamente não a acessarei mais e, não renovarei a assinatura.
    A foto dele me embrulha o estômago.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.