-Publicidade-

Manchete da ‘Folha de S. Paulo’ ‘é muito ruim e desinforma’, reclama secretário

Titular da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal pontua inconsistências em reportagem publicada com destaque pelo jornal paulistano
Em vídeo, Bruno Bianco Leal contesta reportagem da Folha de S. Paulo | Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER
Em vídeo, Bruno Bianco Leal contesta reportagem da Folha de S. Paulo | Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER | Bruno Bianco Leal - folha de s. paulo - manchete

Titular da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal pontua inconsistências em reportagem publicada com destaque pelo jornal paulistano

Bruno Bianco Leal - folha de s. paulo - manchete
Em vídeo, Bruno Bianco Leal contesta reportagem da Folha de S. Paulo | Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER

“Irresponsável”, “inconcebível”, “muito ruim” e “fake news“. Essas foram algumas palavras direcionadas pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, à manchete da versão impressa desta quarta-feira, 15, da Folha de S. Paulo. O jornal paulistano garante que o governo federal “autoriza recontratação de demitidos durante a pandemia com salário mais baixo”.

Leia mais: “Paulo Francis é chamado de ‘agressivo’ pela ombudsman da Folha

A última afirmação publicada pelo impresso irritou Bianco Leal. De acordo com o secretário do órgão vinculado ao Ministério da Economia, a Folha errou, pois a portaria publicada ontem permite a recontratação só poderá acontecer “nos mesmo termos do contrato anterior”. A única possibilidade da redução salarial ocorrer está prevista na Constituição Federal, que abre espaço para acordo ou convenção coletiva. Ou seja: não foi algo criado pela gestão do presidente Jair Bolsonaro.

“Uma manchete feita de má fé”

“A nossa equipe de comunicação conversou com a Folha de S. Paulo, mostrou a doutrina, mostrou a Constituição Federal, indicou profissionais para que a Folha de S. Paulo pudesse fazer uma matéria justa, uma matéria correta”, diz o secretário especial de Previdência e Trabalho. “No entanto, fomos sumariamente ignorados e também surpreendidos por essa manchete que, na minha ótica, não passa de fake news. Uma manchete feita de má fé”, prossegue Bianco Leal, conforme é possível ver em vídeo divulgado no Twitter.

A reportagem

Assinada por Bernardo Caram, a reportagem em questão foi publicada originalmente no site folha.com na tarde de terça-feira, 14, após a portaria mencionada por Bruno Bianco Leal se tornar pública. Apesar de garantir no título que é o governo quem permite recontratações com salários menores, a chamada registra que o corte só pode ocorrer mediante “negociação coletiva”, como pontua o secretário especial. No segundo parágrafo, o texto da Folha reforça que a diminuição de ganhos só é permitida “com autorização sindical”.

Em outro trecho da reportagem, a Folha de S. Paulo afirma que para validar a redução salarial “será necessária autorização por meio de acordo intermediado com um sindicato da categoria”, indo mais uma vez ao encontro do que o secretário pontuou. Mesmo assim, a equipe do jornal deixou no site e no impresso a informação de que quem permite reduzir salários é o governo federal.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

8 comentários

  1. Infelizmente. “Pior do que não ser informado, é ser mal informado.” E ai? vão ser punidos pelo prejuízo causado com a desinformação? Claro que não. E olhe que falam em fake news.

  2. Que surpresa…. não? Para mim não é surpresa nenhuma. Os bastardos do pasquim são capazes disso e de muito mais…!
    Podem esperar….vem muito mais!
    Não descansarão, pois seu intuito é derrubar…simples assim, derrubar o governo de direita. Ah! Mas foi legitimamente eleito pelo povo! E o que tem isso…? Para eles nada. Para eles o povo só está certo quando elege a corja que os sustenta…com benesses, com patrocinios publicos, com leis Rouanet, com cabides de emprego em estatais…
    Eles estão se borrando…! O PR vai indicar em Novembro um novo stf e em 2022 vai indicar outro…Querem mais uma? A corja já percebeu que não haverá candidato à altura na direita ou na centro-direita para concorrer com o PR e ele vai chegar a 2022 e vai se eleger novamente…os porcos estão urrando de raiva e querem tirar o PR a qualquer custo!
    Stf, congresso, mídia podre…em outras palavras, todos os que mamavam de alguma maneira no Estado, estão vendo suas tetas secarem!
    Aí meu camarada…pra essa turma tá valendo tudo!

  3. Liberdade de imprensa é isso aí? A Foice de S. Paulo não tem nenhum compromisso com a verdade. É adepta do quanto pior, melhor. Pasma-me como ainda há pessoas que leem um pasquim desses.

  4. Nenhuma surpresa vindo desse panfleto de quinta categoria. O que surpreende é que não é a primeira vez e nem será a última que esse jornaleco faz isso e nada acontece.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.