Minas muda posição e libera vacinação de adolescentes sem comorbidades

Ontem, a secretaria anunciou que seguiria a orientação do Ministério da Saúde de não vacinar esse grupo
-Publicidade-
Vacina da Pfizer | Foto: Myke Sena/MS
Vacina da Pfizer | Foto: Myke Sena/MS

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse nesta sexta-feira, 17, que o Estado liberou a imunização contra a covid-19 de adolescentes sem comorbidades. A posição é um recuo, já que ontem a secretaria anunciou que seguiria a orientação do Ministério da Saúde de não vacinar esse grupo.

Segundo Baccheretti, Minas vai seguir o posicionamento da Anvisa, que afirmou não existirem “evidências” que justifiquem a alteração da recomendação para uso do imunizante da Pfizer em todos os adolescentes de 12 a 17 anos. Conforme a Anvisa, “os benefícios da vacinação excedem significativamente os seus potenciais riscos”.

Leia mais: “PDT convida Datena para ser vice de Ciro ou candidato a governador”

-Publicidade-

Nas redes sociais, a secretaria também se manifestou: “Sobre a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, esclarecemos que a Anvisa reafirmou nesta quinta-feira que a vacina da Pfizer é segura. Por isso, permanece em vigor a orientação para vacinação dos adolescentes”.

Fábio Baccheretti declarou, no entanto, que a imunização dos adolescentes vai depender do envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde. Os municípios que tiverem doses suficientes podem seguir com a aplicação.

Posição do Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decidiu limitar a vacina a adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou privados de liberdade.

De acordo com ele, a vacinação apenas dos adolescentes pertencentes aos grupos prioritários ocorre em razão da falta de evidências científicas consolidadas acerca do benefício da imunização para os demais jovens.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.