Ministros do STF defendem que o TSE reaja ao voto auditável

Milhares de brasileiros apoiam a medida
-Publicidade-
O presidente do TSE, ministro Barroso, é contra o dispositivo
O presidente do TSE, ministro Barroso, é contra o dispositivo | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem de reagir à tese do voto auditável. É o que defenderam dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos em caráter reservado pela CNN Brasil. Conforme a dupla de magistrados, o TSE precisa enfrentar os “pontos de desconfiança elencados” pelo presidente Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas. Os juízes não descartam a hipótese de retomar o plano de incluir impressoras acopladas em parte dos equipamentos. Para eles, os “ataques ao sistema eleitoral despertam desconfiança em parte da sociedade”. No fim de semana passado, milhares de brasileiros saíram às ruas em prol do dispositivo que tramita na Câmara dos Deputados.

A Revista Oeste noticiou que o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, teceu críticas à medida. “Nós vamos criar o caos em um sistema que funciona muitíssimo bem”, declarou, em entrevista à GloboNews, na quarta-feira 5, ao mencionar que o processo democrático no Brasil é seguro. “O nosso sistema de voto em urna eletrônica é totalmente confiável”, acrescentou. Ainda segundo Barroso, caso seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a medida, o país terá “um desejo imenso de judicialização” do resultado eleitoral. De autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), o texto estabelece que as urnas imprimam o comprovante do voto do eleitor.

-Publicidade-

Leia também: “Tudo o que você precisa saber sobre o voto auditável”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site