‘Momento de empolgação’, diz Arthur do Val sobre declarações sexistas

Na véspera, o deputado estadual havia dito que as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres
-Publicidade-
Arthur do Val deve ser afastado do Podemos
Arthur do Val deve ser afastado do Podemos | Foto: Yuri Murakami/FotoArena/Estadão Conteúdo

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos) desembarcou no Aeroporto de Guarulhos (SP) na manhã deste sábado, 5, para explicar suas declarações sobre as mulheres ucranianas. Na véspera, o parlamentar havia dito que as refugiadas do país localizado no Leste Europeu são fáceis porque são pobres.

“Foi errado o que falei, não é isso que penso”, justificou o pré-candidato ao governo paulista. “Foi um erro, cometido em um momento de empolgação.” Segundo Arthur do Val, a viagem ao Leste Europeu tinha outros objetivos. “Mandei um áudio infeliz e a impressão que passou foi a de que fui à Ucrânia para fazer outra coisa”, observou. “Se as pessoas quiserem me julgar pelo áudio, acho que elas têm direito. Só peço que entendam o contexto.

Mais tarde, em seu canal no YouTube, Arthur do Val disse que poderá desistir da disputa pelo governo paulista. “Se vou continuar pré-candidato? Não sei, cheguei agora no Brasil”, explicou. “Não quero atrapalhar a terceira via, não quero atrapalhar meu partido, não quero atrapalhar ninguém. Então, se isso for o melhor, tudo bem, retiro, não há problema. Quero apenas que as pessoas me julguem pelo que fiz, não pelo que não fiz.”

As declarações de Arthur do Val foram criticadas pelos líderes do Podemos. O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, por exemplo, as qualificou como “incompatíveis com qualquer homem público”. “Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento”, ressaltou o pré-candidato à Presidência da República.

Na mesma linha, o senador Alvaro Dias anunciou que a executiva nacional do partido deve adotar “uma atitude urgente, rigorosa e de rompimento” com o parlamentar. “É inacreditável alguém que postula ao cargo de governador de São Paulo dizer bobagens dessa grandeza”, afirmou.

A presidente da legenda, Renata Abreu, entende que as declarações do deputado são gravíssimas e inaceitáveis. “Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana seja de qualquer outro país”, salientou. “Trata-se de violações profundas, relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

11 comentários Ver comentários

  1. A política brasileira precisa de gente íntegra, probo e honrada; gente comprometida com o coletivo, com a governabilidade e estabilidade. O que vemos, em muitos políticos, é a hipocrisia, a demagogia e a enganação para chegar ao poder.
    O deputado Arthur do Val escandalizou o cenário político da oposição, da tal terceira via que anda em desespero enlouquecido.

  2. Momento de empolgação que nada, esse mauricinho sabia muito bem o que estava falando!
    Pode espernear o quanto quiser, esses vermes faziam e fazem turismo sexual,
    O Arthur mesmo já denunciou, deu até o nome Renan!

  3. Ver um demagogo tentar engolir de volta o que vomitou nao tem preco! O dano seria menor se ele tivesse assumido a propria canalhice. O problema dos estultos eh esse: O sujeito cancela todo mundo sem piedade mas quando erra acha que deve ser perdoado. Que sua carreira politica descanse em paz.

  4. Que contexto seu imundo? Os áudios mostram quem você é; mostram que você não passa de um patife. Pelo menos assuma, seu Justo Veríssimo de sapatenis.

  5. Momento de empolgação… Se esse vagabundo estivesse em outro contexto que não esse de extrema fragilidade das mulheres, até admitiria que poderia existir esse momento de empolgação como ele descreveu, seria até natural, guardando as devidas proporções. Mas esses psicopatas não conseguem diferenciar esses contextos e acabam por resultar nessa mente deturpada que todos nós repudiamos.

  6. O cara teve 15horas de viagem de volta e tudo que conseguiu pensar foi “estava empolgado!” …. Além de filho da puta ainda é burro pra kct. Parabéns SP por eleger um inútil destes.

  7. O Lula também em momento de empolgação disse à Play Boy que pedia para o assistente no sindicato mandar para ele instruir só as viúvas bonitinhas cujos maridos tinham morrido para ele “PAPAR”. Ele aproveitava da fragilidade dessas viúvas. E ele se gabava disso. Igual esse cafajeste de Mamãe Falei.

  8. É um sem vergonha. Como alguém com pelo menos um pouco se bom senso pode falar isso de mulheres machucadas emocionalmente com uma guerra? O próprio êxodo de mulheres com filhos da Venezuela para Roraima expôs ao que essas mães em situação de medo se submetem e vem um deputado paulista que nem em Roraima foi falar besteiras sobre mulheres “pobres”.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.