O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao Twitter/X mais informações sobre a nova representante legal da plataforma no país, advogada Rachel de Oliveira Villa Nova. A decisão é deste sábado, 21.
A rede social indicou a nova representante na noite desta sexta-feira, 20, pouco antes do fim do prazo estabelecido por Alexandre de Moraes. Rachel de Oliveira volta ao cargo que já ocupou anteriormente, inclusive na época em que o ministro determinou o bloqueio do Twitter/X no Brasil.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na decisão, Moraes deu um prazo de cinco dias para que a rede social de Elon Musk junte aos autos a comprovação de regularidade da representante da empresa no país. O ministro exige, por exemplo, as procurações societárias das sócias majoritárias estrangeiras Twitter International Unlimited Company e T.I. Brazil Holding LLC, que compõem a empresa. Essas informações devem constar na Junta Comercial do Estado de São Paulo.
Além disso, o ministro ordenou que o Banco Central, a Receita Federal, a Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) o informem sobre a situação legal da nova representante do Twitter/X.
Moraes também exigiu que a Anatel e PF apresentem relatórios sobre a continuidade do acesso à plataforma, a fim de calcular possíveis multas por causa do descumprimento das ordens judiciais.
A escolha da nova representante do Twitter/X no Brasil
Os advogados Sérgio Rosenthal e André Zonaro Giacchetta assumiram a defesa do Twitter/X no processo que levou ao bloqueio da plataforma no Brasil. Contudo, a representação legal envolve poderes mais amplos. Para se ter ideia, o encarregado dessa função responde efetivamente pela empresa.
Por isso, Rosenthal e Giacchetta comunicaram ao STF sobre a nomeação de Rachel de Oliveira Villa Nova como representante legal do Twitter/X. No documento, sustentam que a indicação da advogada demonstra a intenção da plataforma de atender às ordens do STF.
A decisão ocorre depois de a advogada brasileira Vanessa Souza, atualmente morando na Inglaterra, ter declinado do convite do Twitter/X por motivos “estritamente pessoais”.
Uma procuração a que a agência de notícias Reuters teve acesso, assinada em 13 de setembro, dava a Vanessa Souza poderes para representar a empresa de Elon Musk perante a Justiça brasileira, inclusive no STF, onde uma decisão do ministro Alexandre de Moraes bloqueou a plataforma no país.
A Reuters informou que a desistência também foi motivada por notícias de que a plataforma teria descumprido deliberadamente uma decisão do STF ao mudar os provedores de rede da empresa, de modo a burlar o bloqueio determinado por Moraes no fim de agosto.
Depois da atualização de rede do Twitter/X, que restaurou o acesso aos usuários brasileiros, a empresa divulgou uma nota afirmando que a mudança não visava a trazer a plataforma de volta ao Brasil em descumprimento da lei, mas, sim, garantir a qualidade dos serviços em outros países da região.
Ué se alguém nomeia um representante este no mínimo tem de estar totalmente identificado mas a prepotência da ditadura que perdeu há muito o senso de dignidade quer humilhar não apenas do dono do tal X que nunca usei e desejo usar mas também dos milhões de manés a mandar recados que jamais serão ouvidos .. nas ditaduras eles mandam nós obedecemos … ou morremos !!!
Em suma, Elon Musk fez um papel obviamente RIDÍCULO, ou seja, em vez de dar marcha a ré em seus foguetes, deu marcha a ré em sua empresa, submetendo-se às aloprações de um tribunal sem pé nem cabeça, composto por pseudojuízes sem cabeça nem pé.
… ora meu caro de mais de 1.500 manés que a ditadura do triunvirato ainda chama “cidadãos” foram presos de forma imoral, criminosa, injusta e covarde com uns mortos na prisão o que não farão a um estrangeiro que ousa se meter na sagrada deDocracia tupi?
Verdade viu? Mexer com X que é construído e fácil, mandar PF ver e jnveatigar. pq não mexe e nao ordena a PF investigar mais firmemente o poder paraleo do PCC, CV…? Como? A gente vê toda hora na TV filmados por moradores verdadeiro exército armado nos morros.
Tudo bem que junte documentação sobre representação etc e tal. Mas não está espalhafatoso isso? Gente, no vemos esse estardalhaço todo quando se trata de traficantes e corruptos. Por falar em corrupcao, será?
Mandar no X é mole. Quero ver ele obrigar o XVideos a fazer o mesmo e censurá-lo aqui em Banânia. O povo ia a voltar a usar guilhotina em 2 dias. kkkkkkk
Inacreditável os abusos cometidos contra o X e outros. ⚖️😳🤔😡🤬🤮