Moraes prorroga inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF

Ministro fala na necessidade de prosseguimento das investigações e na existência de diligências em andamento
-Publicidade-
Ministro Alexandre de Moraes na última sessão plenária do Supremo em 2021 | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro Alexandre de Moraes na última sessão plenária do Supremo em 2021 | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes prorrogou, por mais 90 dias, o inquérito que apura uma suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

A prorrogação começará a contar a partir do encerramento do prazo final anterior (27 de janeiro). A decisão do magistrado é datada de 5 de janeiro, mas foi divulgada nesta sexta-feira, 7.

-Publicidade-

Segundo Moraes, a medida se deve à necessidade de prosseguimento das investigações e à existência de diligências em andamento.

O inquérito foi aberto em 2020 pelo Supremo, que atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República, e tem como base acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Quando anunciou a saída do ministério, Moro disse que Bolsonaro tentou interferir em investigações da PF ao cobrar a troca do chefe da Polícia Federal no Rio de Janeiro e ao exonerar o então diretor-geral da corporação, Mauricio Valeixo, indicado por Moro.

O objetivo, segundo Moro, seria blindar investigações de aliados. Bolsonaro, desde então, tem negado as acusações e criticado a passagem do ex-juiz pelo governo.

O presidente da República prestou depoimento à Polícia Federal sobre o caso em 4 de novembro do ano passado.

Ao longo de sua fala, Bolsonaro negou “qualquer intenção de interferência política” quando sugeriu ao ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro a alteração nas gestões de Superintendências Regionais da PF.

O chefe do Executivo confirmou que pediu a substituição do então diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, “em razão da falta de interlocução que havia entre o presidente da República e o diretor da Polícia Federal”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

26 comentários Ver comentários

  1. Temos que melhorar este senado covarde e corrupto na próximas eleições. Só assim poderemos acreditar que haverá impeachment dessa besta.

  2. Pelo visto essas investigações vão prosseguir eternamente. Isso está ocorrendo porque, claramente, apesar dos trabalhos feitos até aqui, nada foi encontrado para incriminar o presidente da República.Em vez de ter a dignidade de admitir isso e determinar o arquivamento do inquérito, o STF protela a decisão para buscar, claro, dividendos políticos e tentar desgastar Bolsonaro. Simples assim. Isso vai durar pelo menos até a eleição.

  3. Queria uma informação da revista: Quando selecionam as fotos de pessoas como neste caso, vocês fazem de propósito para darem a impressão de que o indivíduo da foto é um psicopata ou ele é assim mesmo? Por acaso eu já vi outras desse mesmo cidadão e que também me davam a mesma impressão. Por isso, o motivo da pergunta.

  4. Quando seu patrono Michel Temer vai entender que seu discípulo Alexandre de Moraes esta fazendo o mesmo que fez o iluminado Barroso no inquérito dos portos prorrogando-o por 4 vezes até o final do seu governo para prejudicá-lo? Até agora pensava que Temer tinha o mérito de apoiar o governo Bolsonaro e orientar quando necessário.

    1. E é ainda pior, pois chegaram lá puxando o saco de gente muito suja e pretendem fazer o que for para continuar onde estão, e piora qudo nos ligamos que ELES NÃO PRECISAM DE VOTOS OU APROVAÇÃO DE NINGUÉM.

  5. MERMÃO, SAPORRA FOI DEPOSITADA LÁ PELO temer, SUBSTITUTO SUJO DOS PTRALHAS IMUNDOS, E NÓS, BRASILEIROS PATOS, OBEDECEMOS ESSA BOSTA SEM QUESTIONAR, COMO SE FOSSE PARA MANTER “A UNIÃO ENTRE OS PODERES” nós bem sabemos que merda é essa… hahahahahahahahahahahaaa … No dia que acordarmos e sairmos chutando essa gente que nem bola, daí talvez, possamos ser uma nação minimamente responsável.

    1. Um advogado de merda, de porta de cadeia dando ordens , o cara nem conhece a constituição, é um militante na justiça, lamentavel.

  6. total dos impostos federais pagos pelos cidadãos e pelas empresas de todos Estados, em 2020, somou R$ 1,479 trilhão. Se os valores totais,acho que o Bozo and famiglia está fazendo rachadinha até nisso. Está levando uns 600 bilhões na mão grande

    1. Gilmar, isso é o que dá ingerir porções diárias de alfafa e capim. Os seus únicos dois neurônios entraram em colapso desencadeando o teu mata-burro na sinapse. Vaza daqui. Volte pra #CrusoLIXO de onde foi enviado.

    2. Gilmar, seu tapado, é por essas e outras que vc e seus familiares jamais sairão desta merda que vcs se encontram. Vá estudar, minimamente estude o cotidiano, se é q vc faz ideia do q esta palavra signifique. Idiota!!!

  7. Quem Alexandre de Moraes quer proteger sobre o mandante do ataque a Bolsonaro? Foi a propria PF querer trabalhar e nomearem um Delegado responsavel pela investigação do PCC (primeiro comando da capital) que sempre foi Cliente do Alexandre que ele surta.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.