Moraes suspende portaria de Bolsonaro sobre rastreio de armas

Ministro do STF acatou pedidos do PDT e do Psol
-Publicidade-
Liminar foi concedida poucos dias depois do 'acordão'
Liminar foi concedida poucos dias depois do 'acordão' | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu a portaria do presidente Jair Bolsonaro que revogou normas que facilitaram o rastreio de armas de fogo. A decisão do juiz do STF foi dada na quinta-feira 16. Moraes concluiu que houve “desvio de finalidade” do governo, que “prejudicou o controle e a repressão do comércio ilegal de armas.” As ações contra o governo federal foram apresentadas à Corte pelo PDT e pelo Psol.

Em abril de 2020, Bolsonaro decidiu flexibilizar as regras de rastreio de armas, com a finalidade de reduzir a influência do Estado sobre os equipamentos dos cidadãos: “Atiradores e colecionadores: determinei a revogação das portarias Comando Logístico do Exército nº 46, 60 e 61, de março de 2020, que tratam do rastreamento, identificação e marcação de armas, munições e demais produtos controlados por não se adequarem às minhas diretrizes definidas em decretos.”

Leia também: “O recado das ruas exige liberdade”, reportagem publicada na Edição 77 da Revista Oeste

-Publicidade-
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

23 comentários Ver comentários

  1. Presidente Bolsonaro, o crime organizado sub repticiamente tomou de assalto o Brasil. Hoje, bandidos podem ter armas ilegais a vontade e se pegos com elas, mesmo em delito, rapidamente são soltos. Ladrões descarados são soltos e podem concorrer à presidência, um delegado não pode ser candidato a vereador sem cumprir quarentena. Não conheço precedente de ditadura implantada sem apoio do povo e forças armadas, no Brasil isto está acontecendo por passividade e os corruptos estão no comando. Só cirurgia nos salva, remedinho não adianta mais, a doença está avançada!

  2. E agora, Sr. Presidente? De que adiantou sua carta do pós 7 de Setembro? Sua Exª perdeu uma chance única (com certeza não haverá outra) de usar o artigo 142, e fechar essa nefasta corte. Cão que ladra não morde, Sr. Presidente.

  3. O PT tem a maioria no STF.
    Pela lógica , hoje o STF , PSOL , PDT, PCO, PC do B são meras coligações de sua matriz.
    O PT hoje representa o braço do glabalismo no Brasil

  4. Esse Alexandre de Moraes é o cara, 99% das pessoas não gostam dele, mas ele não se importa e tira todo mundo da sua frente. Enquanto isso Bolsonaro paz e amor quer harmonia entre os poderes. Adivinha o que vai acontecer em 2022? O sapo barbudo vai vencer as eleições com 110% dos votos ou 500% dos votos, tanto faz, isso é apenas um detalhe. O engraçado é que assim que o Bolsonaro sair da presidência o Xandao manda ele para cadeia.

  5. Decididamente temos dois Brasis
    O do atraso partidos stf tse
    O que luta para melhorar…presidente JB e, a a população de bem…maioria que está nas ruas e o data foice é a imprensa “tradicional militante do atraso ” fingem não ver…

    Vamos vencer!! Pelo futuro do país nossos filhos

  6. PERGUNTAR NÃO OFENDE: POR QUE O PDT E O PSOL NÃO AGIRAM COM TANTA
    PRONTIDÃO QUANDO O PT ESTAVA NO PODER, DILAPIDANDO ECONOMICAMENTE
    O PAÍS??????? QUANTO AO ACORDO, É DE LEMBRAR QUE, JURIDICAMENTE, TODO ACORDO PRESSUPÕE BOA-FÉ! NÃO ADIANTA O PRESIDENTE TER BOA-FÉ QUANDO,
    DOS OUTRO LADO, ESTÃO HIENAS SALIVANDO POR CARNIÇA!

  7. A coisa é tão simples, se eu chamo o presidente de golpista, ditador, nazista etc.., automaticamente ele não poderá fazer nenhuma ação que possa ser comparada com o que eu afirmo que ele é, sob pena de confirmação da minha acusação sobre o governo, assim ele fica engessado eu fico protegido para fazer o que quiser, mesmo agindo fora da lei, pois o golpista e ditador é ele não eu. Não entendo alguns jornalista comemorando que a grande mídia e a esquerda do país foram desmascaradas, pois o presidente não deu um golpe como eles falaram em 07 de setembro, ora, como dito antes, a esquerda colou essa fantasia em bolsonaro justamente para que não ocorresse ações contra os que agem contra o Brasil, simples assim, apenas um alerta, ações como essa da matéria confirmam que tanto o STF como a câmara e o senado, vão continuar agindo para desestabilizar a economia do país um dos pilares de sustentação do Bolsonaro, pois acreditam que ao engana-lo com o suposto acordo e a publicação da carta pedindo desculpas ao STF, minaram boa parte do apoio popular do presidente que é o segundo pilar, porém, se bolsonaro “agir” e não mais falar, o povo volta as ruas para protege-lo. A vergonha no entanto desses tempos difíceis ficam por conta dos militares, os de 64 nos salvaram, agora eu tenho certeza que os de hoje não possuem essa coragem.

  8. É contumaz a opção de atender partidos de esquerda, minoria da população, haja vista as manifestações, estamos sempre a reboque do pedido da minoria. afinal se Bolsonaro foi eleito pela maioria da população, com pautas justas, ir contra é ser contra a vontade popular, isso não é democracia, é ditadura!!!

  9. Mais uma vez o ESSITÊEFIII governando o país e decidindo pelo povo, povo esse que nunca deu um voto sequer em quaisquer dos iluministros, que bosta de acordo foi esse???????

  10. Assim as regras ficam claras.
    Fomos às ruas no dia 07.09.2021, definindo um MARCO LEGAL.
    O jogo sórdido fora das quatro linhas acabou não é?
    Se o governo jogou fora das 4 linhas e até então estava valendo, é porque poderia estar ainda valendo “qq” toma lá dá cá.
    O q é certo é certo.
    Fiquei contrariado, pois com 67 anos o que mais me preocupa são os personagens de terno que se apresentaram nas últimas décadas , e precisamos nos defender, e nada mais positivo do que nos instrumentarmos.
    Façam seus trabalhos sem rebide, sem barganhas, e principalmente PELA PÁTRIA.
    Nós povo estamos de olhos abertos, e sabemos muito bem o que nos interessa.
    Psol e PDT não nos interessam!!!

    1. Ou fecha de uma vez essa vergonha chamado stf ou eles vao conseguir ok querem pq esse STF nao passa de um puxadinho da esquerda ah tem que parar com essas manifestações de PAZ e Amor tem que começar a partir pra cima dessa corja

  11. Nunca me iludi com esse famigerado “acordo”. Não se faz acordo com bandido, com o estuprador, com o assaltante ou o terrorista. São extremistas e só atuam pelo mal. O cara atende o PSOL e o PDT, numa questão que nem é de sua competência. Claro que a interferência enfraquece a sociedade e preserva a força do tráfico e bandidagem em geral e até do pcc, não é verdade? A bandidagem aplaude essas atitudes, enquanto o povo não aguenta mais ver os bandidos no comando. E, com certeza, não foi só por ideologia política não.

    1. kkkkkk… Esse ridículo acordo, feito a duas mãos com o Mike Temer foi só para inglês ver. Até parece que surtiu efeito contrário pois até aquele banana covarde do Pacheco está esnobando esse indivíduo que só dá marcha à ré até que uma hora dessas irá encostar seu traseiro em algum lugar inconveniente. Já não me iludo mais com certos indivíduos e tem mais: Esqueçam reeleição ano que vem.

      1. Sr Paulo Renato leia o texto do Rogério e vê se aprende alguma coisa. Ficar criticando é fácil, queremos ver as suas sugestões.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.