O senador Sergio Moro (União-PR) lidera a corrida eleitoral para o governo do Paraná em 2026, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira, 27. Nos seis cenários em que seu nome aparece, o ex-juiz federal aparece em primeiro lugar.
Em três cenários, o principal opositor é Rafael Greca (PSD), ex-prefeito de Curitiba. Em 2024, Greca conseguiu fazer seu então vice, Eduardo Pimentel (PSD), prefeito da capital paranaense.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No cenário 1, o ex-juiz da Lava Jato tem 49%, contra 26% de Greca. Guto Silva (PP), atual secretário estadual de Planejamento do governo de Ratinho Júnior (PSD), tem 6,1%, e o atual presidente da Itaipu, Enio Verri (PT), tem 5,2%.
No cenário 2, quando o nome de Silva é substituído pelo do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), Moro fica com 47%; Greca, com 24,8%; Curi, com 11,2%; e Verri, com 4,8%.
Na simulação seguinte, Moro tem 50,5%; Greca, 26%; Verri, 5,6%; e o atual vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), 3,8%.
Nos cenários 4 a 6, a ex-governadora Cida Borghetti (PP) é incluída e fica em segundo lugar. Na quarta simulação, Moro tem 54%; Cida, 14,8%; Silva, 7,4%; e Verri, 5,9%.
No cenário 5, Moro obtém 51,1% das intenções de voto; Cida, 14,2%; Curi, 13,7%; e Verri, 5,8%. Por fim, na sexta simulação, Moro tem 55,8%; Cida, 15%; Verri, 6,7%; e Piana, 4%.
Atual governador, Ratinho Júnior conseguiria vaga no Senado pelo Paraná
Na disputa pelo Senado, o Paraná Pesquisas desenhou dois cenários. No primeiro, Ratinho Júnior seria o mais votado, 47,8% das intenções de voto. O ex-governador do Paraná Roberto Requião ficaria com 31,7%.
A jornalista e ex-candidata à Prefeitura de Curitiba Cristina Graeml tem 18,8%. Na lista seguem o deputado federal Filipe Barros (PL), com 16,5%; o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo), com 14,3%; o deputado Pedro Lupion (PP), com 9%; e o deputado Zeca Dirceu (P), com 8,4%
No segundo cenário, sem Ratinho, mas com Alexandre Curi, Requião lidera, e o deputado estadual fica em segundo lugar.

Aprovação de Ratinho Júnior passa de 80%
O Instituto Paraná também perguntou sobre a aprovação e a avaliação de Ratinho Júnior, que completou o sexto ano à frente do governo do Estado — ele foi reeleito em 2022. O governador tem 82,7% de aprovação; 14,8% disseram que desaprovam o governo; 2,5% não responderam.

Qualitativamente, 69,2% disseram que o governo é bom ou ótimo; 20,3% o acham regular; e 9,5% avaliaram a gestão de Ratinho Júnior com ruim ou péssima.
A pesquisa entrevistou 1.652 eleitores de 64 municípios do Paraná entre os dias 22 e 25 de fevereiro. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais para os resultados gerais.
Muito paranaense ainda vive a era jurássica, vota em Roberto Requião, uma desgraça anunciada.
Sergio Moro, será que ninguem lembra que ele é um PROGRESSISTA DESSA AGENDA MALDITA 2030, é a favor do aborto, traiu Bolsonaro, é amigo intimo de Alkimin e Aecio Neves e Alexandre de Moraes, todas as conexões de Moro estão no PSDB, se quizerem se ferrar boa sorte com ele como representante, eu mesmo duvido que ele teve voto pra ser Senador, não duvido nada de uma ajudinha da salinha de contagem de votos.