Motoristas que não cometerem infração por 1 ano podem ter benefícios

Estados e municípios podem conceder descontos em impostos, pedágios e serviços aos condutores
-Publicidade-
Trânsito no Eixo Monumental em Brasília | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Trânsito no Eixo Monumental em Brasília | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Trânsito publicou nesta segunda-feira, 9, uma deliberação que prevê benefícios a motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) que não tenham cometido infrações pelo prazo de 12 meses.

O documento, divulgado no Diário Oficial da União, esclarece que a concessão de benefícios aos motoristas cadastrados, que podem ser fiscais ou tarifários, vai atender a uma legislação específica de cada ente federativo, ou seja, pode ter diferenças pelo país.

-Publicidade-

O RNPC será implementado pelo governo federal em até 180 dias, ou seja, apenas em novembro. Para ser cadastrado no sistema, o condutor deverá conceder autorização prévia por meio de aplicativo ou outro meio eletrônico regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A autorização implica em consentimento para que o cadastro possa ser visualizado por outras pessoas. A consulta ao RNPC, na qual é informado se o pesquisado está ou não ali cadastrado, será garantida a todos os cidadãos, mediante fornecimento do nome completo e CPF do condutor.

No ano passado, o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, disse em audiência pública na Câmara dos Deputados que as vantagens podem incluir, por exemplo, descontos em tributos, pedágios e nos valores de locação e seguro de veículos, entre outros benefícios.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.