Mourão diz que há um estado de exceção em vigor no Brasil

Em postagem no Twitter, o vice-presidente fez críticas ao Judiciário

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Vice-presidente Hamilton Mourão: 'Vive-se hoje no Brasil, infelizmente, uma violação do Pacto Federativo' | Foto: Alan Santos/PR
Vice-presidente Hamilton Mourão: 'Vive-se hoje no Brasil, infelizmente, uma violação do Pacto Federativo' | Foto: Alan Santos/PR

O vice-presidente da República e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS) fez uma publicação na noite de sexta-feira 18 criticando acidamente o Judiciário, referindo-se à mais alta instância do país, o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, há uma violação do pacto federativo e um estado de exceção em vigor.

Na postagem em seu perfil no Twitter, Mourão escreveu: “Vive-se hoje no Brasil, infelizmente, uma violação do Pacto Federativo, perpetrada pela mais alta instância do Judiciário. Ações inconstitucionais e ilegítimas são adotadas de maneira monocrática, atacando a autonomia federativa”.

Ele segue citando um exemplo que seria essa violação. “Nessa direção, confundem erroneamente ordens direcionadas às ações das PM e DETRANS, violando o Pacto Federativo, situação que materializa um estado de exceção em vigor, fruto da extrapolação do Estado de Direito”.

-Publicidade-

O vice-presidente não explicou a que ordens equivocadas se referia especificamente.

Há pouco mais de um semana, em 8 de novembro, Mourão elogiou os patriotas do país e criticou a censura. Sem se referir especificamente a ninguém, ele disse que o Brasil vive “tempos decisivos” e criticou a censura que impede o livre debate.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

36 comentários Ver comentários

    1. Foi convidado a palestrar num palco de stand de uma ong… Só isso.
      É claro que o consórcio de mídia esquerdista, desonesto como sempre, tentou enganar todos os brasileiros fazendo parecer que o Luladrão tinha discursado na COP27.

  1. Vamos ver se é choradeira de perdedor, se aquele ladrão subir a rampa esse país acaba de um jeito ou outro e eu quero ver de onde vc vai tirar picanha bichard!

  2. Em 2023 o Senador Mourão, vai pedir o impeachment do Careca ?

    Precisamos da sua ajuda agora para impedir que os parasitas e gafanhotos tomem conta do país. Janjo e sua quadrilha pensam somente em poder e toda a ajuda é necessária.

  3. Então ajude Bolsonaro a se decidir
    Quando um general vem a público e declara que não temos mais um estado de direito e que as instituições foram violadas… Não sei mais o que falta para chamarem as FFAA para restabelecerem a lei e a ordem

  4. .Tkcs…por isto se esconde atrás de um “pseudonimo”…mesma ” laia’…impressionante, todo “petista” parece que “nasceram’ do mesmo ovo, ou “óvulo” “P Q P ” falam todos iguais!!!!!!!

  5. O TSE é um império paralelo que se alterna nas decisões absurdas.
    Agora elegeram o Nero careca do império paralelo. Um pau sujo desde à essência que vai à frente dos seus asseclas.

  6. Diante das arbitrariedades praticadas pelo conluio da corte suprema o povo brasileiro aguarda com ansiedade providencias de quem detém o poder de fato, a nação encontra-se refém dos desmandos e órfãos de seus protetores.

  7. Todo mundo concorda que o STF rasgou a Constituição e que o STE roubou a eleição, mas ninguém tem coragem de “meter o pé na porta”. Todo mundo quer aparecer na foto como respeitador da Constituição, só que se ninguém der um contragolpe, essa tal Constituição nunca mais estará em vigor. De quê adianta ser legalista nessas condições?

    A única instituição que poderia agir dentro da lei para reverter o golpe é o Senado, que já está sob controle dos golpistas. Não existe aí a menor chance de uma solução dentro da lei.

    E também não vale o argumento de que o melhor é esperar que os Senadores eleitos façam o que não foi feito até agora. Quando os novos senadores assumirem, o bandidão já terá substituído o diretor da PF, o ministro da Defesa, e os comandantes das Forças Armadas, e será o ditador do novo regime. Não vai ter aquele papo de “interferência na PF” que quase derrubou Bolsonaro. Ditadura, mano! Preciso desenhar? O Congresso e nada será a mesma coisa. Basta uma decisão monocrática de um CPX no STF e o senador opositor que se exaltar será silenciado nas redes, investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, terá sigilos quebrados, terá contas bancárias bloqueadas e passará a usar tornozeleira eletrônica. Os demais, baixarão a crista, porque quase todo político tem rabo preso, e o careca é especialista em “fishing expedition”. Já deve ter um dossiê de cada novo opositor no Congresso. Sem mencionar os Hackers esquerdistas que derrubaram até a Lava Jato. Moro e Dallagnol entraram para a política para escapar da prisão que Lula prometeu. Essa é que é a verdade.

    Estamos num ponto que qualquer aventureiro que grite que vai invadir Brasília e derrubar os tiranos, vai arrastar algumas dezenas de milhões de brasileiros com ele. Como se fosse o rompimento de muitas barragens de Itaipu.

    É nesse ponto que os líderes legítimos devem se antecipar e evitar que o poder caia nas mãos de um aventureiro qualquer. Se demorarem, até o Sérgio Reis pode vir a se entusiasmar com a ideia e criar coragem.

    Essa é a minha opinião. Se alguém souber de alguma forma efetiva, dentro da lei, de reverter o atual “Estado de Coisas Inconstitucionais” (apud Marco Aurélio Mello), argumente e mostre que eu estou equivocado. E não me venha com Art 142, pois essa ilusão já se desfez. 1964 foi um outro tempo.

    1. 👏👏👏👏👏👏👏
      Quem tem poder e força para combater a ditadura da toga e o retorno do presidiário e sua quadrilha ao poder, via fraude eleitoral, está surdo aos clamores das multidões.

  8. Só palavras não adianta, dezenas de “autoridades” já falaram a mesma coisa e o STF está cagando e andando para elas, eles quem mandam no Brasil e ponto!

  9. Essa pergunta estara respondida plenamente em 2023: Como entrarao para a Historia do Brasil ? FORÇAS ARMADAS OU FARSAS ARMADAS???????? A soberania do Brasil esta sendo ultrajada a cada dia que passa com os impostores do STF, tentando tornar uma eleiçao que foi um FRAUDE TOTAL. FICAR A PATRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL.

  10. Aplicação do Artigo 142 da CF por parte das Forças Armadas. Intervenção imediata no STF com a prisão dos ministros que estão afrontando a Constituição Federal. Ficar falando não adianta, já passou da hora de agir.

  11. Acho que o que mais pega nessa história de travar rodovias? É a movimentação no tráfico de drogas, não são os alimentos. Em uma comunidade, quando um subalterno faz uma cacaga e a polícia fica rondando a vizinhança e atrapalhando o tráfico, ox próprios traficantes dão FIM no problema. Matam o subalterno.

  12. Quem sabe o General quis dizer que é ilegal um [email protected]@bundi do STF convocar toda hora os chefes de policia dos estados passando por cima até dos governadores? É a mesma coisa que um juiz qualquer ficar convocando todos chefes do MPF sem consentimento do Aras. Uma coisa temos que admitir. O cara tem costa quente fora do governo. Lembro quando o governo de São Paulo fez acordo com o PCC e eles deram guarida até agora aos tucanos. Não é estranho?

  13. Se ele tem imunidade por ser o vice e logo após senador, e fala as entrelinhas, só está jogando confete para a platéia…. dê nome aos bois.

  14. Parabéns ao Mourao! Passou da hora de se dar um gigantesco BASTA as sandices recheadas de comportamento psicopático de um certo togado careca. O BRASIL NAO precisa disso!

  15. Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XXXVII – não haverá juízo ou tribunal de exceção

  16. O Brasil clama por socorro.
    A Democracia no Brasil foi substituída pelo autoritarismo do Judiciário.
    Precisamos de Justiça no Brasil.
    O crime é a ordem que rege em nosso país.
    Socorro General Mourão, socorro.

  17. Parabéns general. Vamos parar de tapar o sol com a peneira, há muitos maus brasileiros no estado, eles precisam ser denunciados, processados e punidos.

  18. Postagens de generais e o que desce pelo vaso sanitário tem nesse momento a mesma importância. Quanto mais escrevem, mais vergonha passam. Perderam, manés.

  19. Tribunais de exceção são por definição aqueles que julgam conforme suas próprias regras, ignorando os mandamentos da constituição federal.

    Há muito tempo isso vem acontecendo no Brasil, sendo mais acentuado a partir de 2021, quando o STF começou a desmonetizar veículos de comunicação, em óbvia ofensa ao direito de livre expressão do pensamento e de livre empresa.

    Mourão se refere especificamente as ordens de Alexandre de Moraes para que a polícia e o Detran aplicassem multas ilegais aos caminhoneiros, o que é prerrogativa do executivo, nós lembrando de mais uma quebra institucional.

    As multas foram aplicadas por hora, em clara afronta ao codigo de trânsito brasileiro, que não as prevê.

    O pacto federativo não mais existe, e quem tiver um mínimo de inteligência perceberá que somente um poder armado moderador poderá reestabelecer a ordem constitucional.

  20. Nosso digno e admirável Vice Presidente e em breve futuro Senador da República. Gostaria que o prezado General viesse a ser um dos interventores de nossa república que está prestes a entrar em estado terminal.
    Façam igual ao Alexandre de Moraes, que embora tomando medidas injustíssimas, as faz com coragem e determinação.
    Tomem iniciativas os Senhores das Forças Armadas também. Tenham as mesmas coragem para tomarem medidas justas e práticas para o bem de nossa amada Nação. Sei que o Grande General é Corajoso e Valente. Faça!!!

      1. E aí esquerdinha de [email protected], no primeiro traque corre para debaixo da cama. A esquerdalha pode ficar tranquila, o carniça já deu ordens ao general Stedile para colocar as tropas do MST em grau máximo de prontidão, eles defenderão a escumalha da esquerda, as FFAA estão morrendo de medo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. O general tem que se posicionar de maneira que não suscite dúvidas. Outro dia , disse que as FFAA não poderiam fazer nada, chega de ficar em cima do muro ou contra o cidadão de bem.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.