Mulheres e negros eleitos contarão em dobro no cálculo do valor dos fundos partidário e eleitoral

Relatora disse que a medida é uma 'forma de estímulo' para que os partidos tenham mais candidatos negros e mulheres
-Publicidade-
Fachada do Congresso Nacional | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Fachada do Congresso Nacional | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A PEC da reforma eleitoral, aprovada nesta quarta-feira, 22 pelo Senado, prevê que as mulheres e os negros eleitos contarão em dobro para fins de cálculo do valor dos fundos partidário e eleitoral da eleição de 2022 até 2030.

Ao justificar o dispositivo, a relatora, Simone Tebet (MDB-MS), disse que a medida é uma “forma de estímulo” para que os partidos tenham mais candidatos negros e mulheres.

Leia mais: “Atraso para marcar sabatina de Mendonça está ‘insustentável’, diz líder do governo no Senado”

-Publicidade-

“Alerta, partidos do Brasil! Coloquem mulheres e negros eleitos que o fundo partidário vai aumentar”, comemorou a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

Por se tratar de uma PEC, as mudanças não passam pela sanção presidencial e, para valer nas eleições do ano que vem, precisam ser promulgadas em uma sessão do Congresso Nacional até 2 de outubro.

Nova PEC

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse que foi apresentada uma outra Proposta de Emenda à Constituição, que ainda vai começar a tramitar, que estabelece que nas chapas majoritárias uma mulher participe obrigatoriamente.

“Se eu tenho um candidato a governador, eu terei uma vice mulher e assim vice-versa”, afirmou.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

12 comentários Ver comentários

  1. E DEPOIS ESSES TRASTES ATACAM O BOLSONARO EM TUDO QUE ELE FAZ!!! NÃO SEI COMO PODEM DORMIR À NOITE, INVENTANDO PRETEXTOS PARA ARRANCAR
    DINHEIRO PÚBLICO, QUE ALIÁS É DINHEIRO DO CIDADÃO CONTRIBUINTE!!! ATÉ
    A SENADORA RELATORA, QUE É BACHAREL EM DIREITO, ESTÁ TÃO IDIOTIZADA QUE
    APRESENTA JUSTIFICATIVA PARA ESSA INDECÊNCIA!!! A INFELIZ ESTÁ ACHANDO
    QUE VAI TER SUCESSO COMO CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!!! COITADA, MORREU E ESQUECEU DE DEITAR.

  2. Só pra isso mesmo que serve o sanatório federal, nós enfiar leis para puro benefício próprio, buscando tudo quanta alternativa para tirarem cada vez mais dinheiro para uso pessoal. Não é a toa que o presidente é rodrigo

  3. é uma atrás da outra de assalto ao povo .. tudo pela arrecadação explicita de dinheiro .. a ideologia partidária é conto de fadas que merda…..

  4. Quem diria que essa senadora fosse se idiotizar a tal ponto! Talvez, por estreitar laços de amizade com renan. ” Junte-se aos ruins e pior serás”. Não me representa nem merece meu respeito.

  5. Fico me perguntando até qdo se utilizarão de pessoas como peças e obter vantagens momentâneas. O que eles querem está claro, querem se perpetuar no poder como se fossem uma casta superior, e se utilizarão de todos os tipos de pessoas para alcançar seus objetivos.

  6. Vivemos uma época de loucuras, onde os 30 anos de socialismo/comunismo perverso, onde as diretrizes de Gramsci e Paulo Freire conseguiram formar milhares de adultos infantilizados, ilógicos e irresponsáveis, atuam de forma nociva.
    Desse Congresso só sobram muitos poucos, até o momento de uma higienização significativa devemos ter que ir lidando com esse tipo de parlamentar, Simone Tebet, Alessandro Vieira, …, que embora possam estar bem intencionados, não possuem a mínima qualidade para enxergarem algo além de um palmo à frente e, não é por coincidência, que são da mesma área profissional, do Direito, um dos cursos de humanas mais influenciados pela doutrinação marxista e Fabiana da Escola de Frankfurt; talvez não tenham nem consciência do quanto são alienados!

  7. Voto impresso como forma de auditar.
    Negros e mulheres competentes, como a minha.
    Fim do foro privilegiado
    PEC DA bengala
    Prisão em segunda instância
    Voto impresso e contado 1 a 1, mesmo q demore 6 meses, qdo o país tiver 400 milhões de eleitores
    Prisão em segunda instância
    Nova forma de escolha de togados
    É tudo o que precisamos!!!.
    Fim do foro privilegiado
    Respeito aos Negros, índios, homossexuais e às mulheres.
    Fechamento da CNN e globolixo.

  8. Como essa corja sempre quer uma igualdade mais desigual, deve então aprimorar mais essa excrecência, deve especificar direitinho para que depois não haja contestações: a contagem em dobro só deve valer para os dias 29 de fevereiro; para as datas pares valerá 5 vezes elevado à nonagésima sétima potência vezes o fatorial de dez milhões. Para os dias ímpares, aí então esse cálculo tem que ser multiplicado por 30 milhões. Mas claro que isso é só um paliativo, em uns dois dois a coisa tem que passar por uma reavaliação.

  9. “Alerta, partidos do Brasil! Coloquem mulheres e negros eleitos que o fundo partidário vai aumentar”, comemorou a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

    ATÉ QUANDO ESSAS MIZÉRA VÃO TRIPUDIAR EM CIMA DE NÓS E NÓS VAMOS PERMANECER CALADOS?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.