No RJ, Bolsonaro vai às urnas e defende voto impresso

Presidente garante que a medida confere mais credibilidade ao sistema eleitoral brasileiro
-Publicidade-
Bolsonaro comparece à seção eleitoral, em 2018 | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bolsonaro comparece à seção eleitoral, em 2018 | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil | Bolsonaro comparece à seção eleitoral, em 2018 | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Presidente garante que a medida confere mais credibilidade ao sistema eleitoral brasileiro

no rj
Bolsonaro comparece à seção eleitoral, em 2018 | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro votou no Rio de Janeiro neste domingo, 29, e defendeu a impressão do comprovante do voto. “É preciso ter uma forma mais confiável de se votar. Não podemos continuar sem a certeza de que o voto foi para o candidato que você escolheu”, afirmou Bolsonaro, em entrevista coletiva. “No voto impresso, ninguém coloca a mão no papel. [O eleitor confere e o documento] vai direto para a urna”.

-Publicidade-

Além disso, o presidente disse ser a favor da apuração aberta. “Não pode ser meia-dúzia de pessoas contando. A apuração tem de ser pública. Isso está na Constituição”, acrescentou Bolsonaro, ao mencionar que a modalidade impressa possibilita que as urnas seja auditadas, conferindo mais credibilidade ao sistema eleitoral brasileiro. “Qualquer pode pedir a recontagem de votos, se quiser”, observou.

Entre outros pontos, Bolsonaro fez críticas veladas à proposta do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, de implementar o voto digital. Em síntese, os eleitores poderiam escolher seus candidatos via celular. “Em regiões tomadas pela violência, pelo tráfico, pessoas seriam coagidas a votar no candidato indicado pela ‘autoridade local'”, concluiu Bolsonaro. O presidente volta ainda hoje para Brasília.

Leia também: “O vexame eleitoral brasileiro”, artigo de Silvio Navarro

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.