A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados convocou o novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Amaro dos Santos, para prestar esclarecimentos sobre o vídeo em que o ex-ministro Gonçalves Dias é visto no Palácio do Planalto durante os atos de vandalismo de 8 de janeiro, em Brasília. A convocação foi feita na terça-feira 9.
O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) é o autor do requerimento de convocação. Ele justificou que as imagens sugerem que Dias indicou a saída de emergência ao grupo de vândalos.
“É necessário convocar o ministro para interrogá-lo detalhadamente e esclarecer sobre o vídeo mencionado e sua atuação no dia 8 de janeiro nos prédios dos Três Poderes, em Brasília”, declarou Bilynskyj.
Ministro flagrado no Planalto
Em 19 de abril deste ano, a CNN Brasil divulgou registros em que Gonçalves Dias e outros membros do GSI são vistos com os manifestantes que invadiram a sede do governo federal.
O general renunciou ao cargo depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) e Rui Costa (Casa Civil).
Em 4 de maio, o governo oficializou a indicação do general da reserva Marcos Amaro dos Santos como novo ministro do GSI. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.
Com essa nomeação, Ricardo Cappelli, que ocupava interinamente o cargo desde a saída de Gonçalves Dias, voltou a ser secretário-executivo do Ministério da Justiça.
Uma coisa é óbivia, Novo ministro do GSI gosta de medalhas.
O congresso poderia oferecer mais uma pra ele, a de bobo da corte.