Revista Oeste - Eleições 2022

O inquérito das fake news se tornou política de controle, diz cientista político

Para Fernando Schüller, os ministros do STF não devem arbitrar a liberdade de expressão

-Publicidade-
Fernando Schüller, à esquerda da tela
Fernando Schüller, à esquerda da tela | Foto: Edilson Salgueiro/Revista Oeste

O inquérito das fake news se tornou uma política de controle de opinião, disse, nesta sexta-feira, 3, o cientista político Fernando Schüller. A declaração foi proferida durante a I Conferência Internacional da Liberdade, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo. O evento ocorre das 9 às 19 horas.

“Isso se tornou uma política de Estado, para restringir a liberdade de expressão”, afirmou Schüller. “Quando os ministros do Supremo Tribunal Federal [STF] dizem que a liberdade deve ter limite, lembro-me do livro 1984, de George Orwell.” A obra é retratada em um cenário em que o Estado controla todos os aspectos da sociedade, inclusive as opiniões dos indivíduos.

De acordo com o cientista político, a liberdade não poderia depender do juízo subjetivo dos magistrados. “É por isso que vivemos em um governo das leis”, argumentou. “A partir do momento em que há um ministro pautando nossas opiniões, estamos vivendo em um governo de um homem só.”

-Publicidade-

Liberdade em discussão, além das fake news

A I Conferência Internacional da Liberdade é uma iniciativa do Instituto Liberal e da Rede Liberdade (instituição que reúne as principais organizações fundadas no Brasil para promover as ideias liberais). O evento reúne lideranças nacionais e internacionais de diversos setores, desde intelectuais até ex-chefes de Estado. Entre os participantes, está o cientista político Fernando Schüller.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

  1. tudo pelo fato de dois poderes violados estuprados pelo STSL não ter atitude e dignidade de fazer o correto que é requerer o Art 142 da CF única saída AINDA LEGAL que pode impedir o banmho de sangue que a suja guerra revolucionária que todos enxergam e fingem não ver levará fatalmente o país? até quando tanto estupro senhores? meu rabo velho arde e não aguenta mais.

  2. Vamos votar em senadores que expulsarão esses togados esquerdalhas sem votos e candidatos a ditadores. Pacheco fora você junto com eles

  3. A suprema corte é extremamente fundamental para a democracia , liberdade e equilíbrio entre os poderes 👍 Infelizmente 9 dos elementos que a compõe são de extremamente tóxicos a nação , e poderá nos levar a sucumbência como democracia 👍 Então não há outra saída , expurgar os elementos em questão é fundamental e necessário antes que seja tarde demais 🇧🇷🙏 Espero que o despertar da cidadania como ocorreu em Bento Gonçalves irradie-se pelos 4 cantos da nação brasileira , ponto final 👍

  4. Com certeza estamos assistindo a desmoralização do STF por seus integrantes, a liberdade de expressão é garantida pela constituição, e os guardiões estão atropelando de forma clara sem qualquer pudor. Sem liberdade em sua plenitude não existe democracia, democracia esta que ministros do STF vivem cantarolando aos 4 cantos. Acorda Brasil.

  5. o meu patrício aqui do Sul é gabaritado; em algumas posições eu não concordo com ele, mas tem conhecimento e sensibilidade. Ele é educado em não dizer que o judiciário recriou o SNI e o DOPS.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.