Uma obra inspirada na Última Ceia foi retirada da exposição do Centro Cultural dos Correios no Rio de Janeiro. A pintura, criada pela artista pernambucana Elvira Freitas Lima, foi barrada pela instituição.
Intitulada E às vezes parece que não estou usando aquela coroa de espinhos, a obra retrata os discípulos da Última Ceia como mulheres e pessoas negras, com Jesus representado como uma mulher de longos cabelos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Pelas redes sociais, Elvira afirmou que a decisão de barrar a obra inspirada na Última Ceia foi tomada pelos Correios para “preservar a imagem da instituição”. Ela tentou negociar uma solução, mas não obteve sucesso.
A pintura reinterpreta a passagem bíblica da Santa Ceia, onde Jesus Cristo se reuniu com seus apóstolos antes de ser preso e crucificado.
Última Ceia nas Olimpíadas
Durante as Olimpíadas de Paris, houve uma encenação blasfêmica realizada por drag queens, em que foi recriado o quadro A Última Ceia, do renomado pintor italiano Leonardo da Vinci. A encenação gerou críticas nas redes sociais por parte de entidades religiosas e, no Brasil, da oposição.
O diretor artístico da cerimônia de abertura das Olimpíadas, Thomas Jolly, negou qualquer intenção de zombar da obra. Em entrevista ao canal francês BFMTV, ele disse que pretendia criar uma cerimônia que promovesse a reconciliação.
“Nunca houve da minha parte a intenção de zombar ou difamar nada. Quis fazer uma cerimônia que reparasse, que reconciliasse e reafirmasse os valores da nossa República”, declarou Jolly.
Uma empresa de telecomunicações norte-americana chegou a retirar o patrocínio da Olimpíada de Paris depois da encenação blasfêmica. A C Spire atua em diversas áreas de tecnologia no Estado do Mississipi.
A sede administrativa da empresa fica na cidade de Ridgeland. Dentre os segmentos de atuação, destaca-se o serviço de banda larga e dados móveis por 5G.
“Ficamos chocados com a zombaria da Última Ceia durante a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris”, afirmou a empresa, no Twitter/X. “C Spire vai retirar as publicidades da Olimpíada.”
Não ficaria surpreso se tal “artista” fosse da turma do amor (à bandidagem).
Gastou tinta e tela pra nada.
Era melhor ter pintado o 7
Ninguem ataca perdedores, mentiras, enganos e qualquer coisa que sempre estara destruindo a humanidade. Atacam a Deus , a essencia do amor, o criador da humanidade e quem sacrificou a propria vida para resgatar o ser humano. DEUS NAO PRECISA DE ADVOGADO, CUIDADO PARA NAO SER ENCONTRADO LUTANDO CONTRA DEUS.
Gente mediocre que tenta ter um minuto de fama atacando ao FILHO DE DEUS. “”CUIDADO PARA NAO SER ENCONTRADO LUTANDO CONTRA DEUS””.
Corretíssimo . Tanta coisa para ser retratado, criado e vencesse tipo de gente que se diz artista e com maldade tenta recriar uma obra de Leonardo da Vinci