Pacheco critica Operador Nacional do Sistema Elétrico

Segundo presidente do Senado, o órgão se 'apoderou das águas brasileiras para o seu propósito único de geração de energia'
-Publicidade-
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), criticou nesta sexta-feira, 28, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, dizendo que o órgão “se apoderou das águas brasileiras para o seu propósito único de geração de energia”.

O comitê responsável pelo monitoramento do setor elétrico decidiu na quinta-feira 27 que é preciso priorizar o uso da água para garantir a geração de energia em usinas estratégicas do Sudeste e do Centro-Oeste. A recomendação é que se retenha mais água em um grupo de usinas que inclui Furnas, em Minas Gerais, reduto político de Pacheco.

-Publicidade-

Leia mais: “Bia Kicis rebate Kátia Abreu sobre voto impresso”

Para o presidente do Senado, a previsão de secar os reservatórios do sistema de Furnas é “inaceitável”. “Essa política energética sem ideias, que não planeja e não pensa em médio e longo prazo, reduz os níveis de água e sacrifica o abastecimento, o turismo, a navegação, a agropecuária, a piscicultura e o meio ambiente. Sacrifica, sobretudo, milhares de pessoas”, afirmou.

Também nesta sexta-feira, o governo divulgou um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. É o primeiro alerta dessa natureza em 111 anos.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site