Pacheco sinaliza que não irá obedecer decisão contra Renan

Juiz federal concedeu liminar que inviabilizou Calheiros na relatoria da CPI da Covid-19
-Publicidade-
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco | Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), não deve cumprir a decisão judicial que barrou Renan Calheiros (MDB-AL) na relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. “A escolha de um relator cabe ao presidente da CPI, por seus próprios critérios. Trata-se de questão interna corporis do parlamento, que não admite interferência de um juiz. A preservação da competência do Senado é essencial ao estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os poderes”, informou o demista, no Twitter, na madrugada desta terça-feira, 27.

Conforme noticiou a Revista Oeste, o juiz Charles Renaud, da 2ª Vara Federal de Brasília, atendeu a uma ação popular ajuizada pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Dessa forma, inviabilizou Renan na relatoria da CPI. O congressista é investigado por supostos crimes de lavagem de dinheiro e recebimento de propina envolvendo a Petrobras. No Twitter, o parlamentar se defendeu e garantiu que vai recorrer: “A decisão é uma interferência indevida que subtrai a liberdade de atuação do Senado. Medidas orquestradas pelo governo Jair Bolsonaro.” Hoje, a CPI escolherá o presidente e o relator.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

41 comentários Ver comentários

  1. PENSANDO BEM FOI POSITIVA A ATITUDE DO PRESIDENTE DO SENADO, ACATANDO A DECISÃO DO TRF-1, MANTENDO RENAN NA RELATORIA. O POVO PODERÁ ENTÃO ACOMPANHAR, AO VIVO E EM CORES, O OBJETIVO MERAMENTE POLÍTICO DESSE RELATOR, QUE É DEMONIZAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA! ALIÁS, EM SEU PRIMEIRO PRONUNCIAMENTO, JÁ DEMONSTROU ESSA INTENÇÃO, AO DIZER, COM TODAS AS LETRAS, QUE FOI UM ERRO PAZZUELO TER SIDO DESIGNADO MINISTRO DA SAÚDE, POR NÃO SER MÉDICO E, CONSEQUENTEMENTE, NÃO SABER COMO AGIR. É DE LEMBRAR QUE MANDETTA, SENDO MÉDICO, DISSE QUE SOMENTE SE DEVERIA PROCURAR UM HOSPITAL EM CASO DE FALTA AR!!! RENAN NÃO CONSEGUE SEQUER DISFARÇAR SEU VIÉS, ALÉM DE MENOSPREZAR A INTELIGÊNCIA ALHEIA!!!

    1. Darcy, Darcy, você viu que a liminar não durou 24 horas? E aí eu estava errado no meu comentário? Você entende porque eu me divirto com os comentários daqui? Nada contra a pessoa ser seguidora de um político, como você, mas temos que ter responsabilidade nos nossos comentários e enxergar a realidade, pois o que postam aqui não se aproveita nada, pois não passam de devaneios, Ai5, ditadura, coisas sepultadas do nosso país. Portanto, vamos elevar o nível do debate sem essa forçação de barra! Um abraço!

  2. Eu me divirto com esses comentários, é gente pedindo o AI5, outro falando de forças armadas, outros tentando entender e interpretar o regimento interno do Senado Federal, a decisão judicial e seus efeitos, etc, mas ninguém falando nada com nada. Querer comparar a decisão de um juiz de primeira instância a uma decisão do STF é uma aberração, sem falar que um juiz de primeira instância não tem competência legal e jurisdicional para impor obrigações ao Poder Legislativo que é soberano. Só o STF, em situações excepcionais pode determinar uma ordem judicial e desde que previsto na Constituição Federal, como foi o caso da CPI, sem falar do regimento interno do Senado Federal que prevê o direito da minoria à abertura de CPI. O presidente do Senado Federal, como chefe do Poder Legislativo tem a obrigação de seguir a Constituição Federal e não aos espúrios anseios de uma militância política radical, como os Bolsominions e Petistas, que aliás, são muito semelhantes, só muda a cor da embalagem. Se querem criticar alguém nessa história, critique a assessoria jurídica da deputada Zambele, que errou feio no pedido que fez na justiça e, também, na distribuição do processo, pois o foro competente, no caso concreto, seria o STF e não na primeira instância. Pelo jeito a incompetência é uma coisa em comum entre os bolsonaristas, pois não sabem nem fazer um pedido à justiça. Por fim, só gostaria de destacar a hipocrisia da deputada que vive criticando o judiciário por interferência em outros poderes, no entanto, ela foi à justiça para interferir no poder do qual faz parte, fato que só reforça o seu oportunismo e seu mau caratismo! Mas vamos lá, eu quero ver mais pérolas nos comentários, para eu poder rir o resto do dia. Ah, antes que falem mais besteiras #foralula #forabolsonaro

    1. ….você acha que escrevendo bastante fala alguma coisa plausível…… É só quantidade, sem qualidade nenhuma, ….. O fato é que o STF está destruindo a Justiça Federal, os TRFs e o STJ com decisões intempestivas e que claramente extrapolam os limites constitucionais, muitas vezes rasgando o texto constitucional….. Então escreva menos e com mais qualidade, …. estude Direito e pense sobre o que pretende comentar

      1. Meu caro Walter, quanto a estudar Direito, para o seu governo, eu sou advogado há mais de vinte anos, tenho escritório, fui diretor jurídico de empresas, etc., mas apesar de toda a minha experiência, eu continuo estudando. Agora pela sua manifestação, dá para entender porque não compreendeu o meu comentário. Você viu que a liminar não durou 24 horas? Um abs.

    2. Magno, Magno!
      Vc se diverte? Pois é essa diferença entre vc e nós, Brasileiros. Nós nós entristecemos.
      Mas como vc é entendido no assunto, me diga onde fica as famosa frase: ordem judicial se cumpre, não se discute!
      Se colocar Ladrões para apurar roubos de outros ladrões é diversão pra vc, tenho certeza de que estás no País errado.
      Ou é muito demente ou faz parte da corja.
      Forte abraço!

    3. vc é um doente mental para se divertir da dor moral alheia advinda de tanta injustiça e canalhice e para isso vai em sites e perfis de opiniões diversas das suas só para instigar… tem prazer nisto… uma mente pervertida e digna de asco! e você é cúmplice por se colocar do lado dos opressores e canalhas!

  3. O Presidente do Senado está perfeito:
    “A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os poderes”…..
    Porém, a harmonia não tem sido uma regra, uma constante, depende de que lado!!!
    Se for contra um presidente eleito com 58 MM de votos aí o stf entra em cena……
    O Presidente terá reiterado o respaldo das ruas no dia 1o de Maio, a partir de então, veremos se existe ou não harmonia entre os Poderes constituídos, ou, se os togados seguirão atuando em favor dos que lá os colocaram e se seguirão tentando anular a constituição. É péssimo ver os supremos esticando a corda e sendo parciais!!!
    Está na mesa!!!

  4. Espera aí! Deixa eu entender. Quer dizer que decisão dada por quem é JUIZ de verdade pode ser desobedecida. Já a de quem nem juiz é, essa pode.
    Já disse aqui e repito. Esse Pacheco o que tem de tamanho, tem 10 vezes mais de covardia. CANALHA! MIL VEZES CANALHA!

  5. Esse menino é da geração Paulo Freire, geração politicamente correta.
    Na verdade, dividiram-nos em esquerda e direita, progressistas e liberais, brancos e negros, homo e hetero, analfabetos funcionais e sobreviventes
    Votei em Rodrigo Pacheco prá ele ressuscitar Renan Calheiros? Maldito!!!
    Em breve Carlos Viana ressuscita Jader Barbalho ou Romero Jucá? Não, Carlos tem respeito com os homens de bem.
    Mas quem quer mais “sinalização” do que esta, para colocar ordem na casa?
    Certamente as FFAA do meu Brasil.
    Mas não precisa sobrar NINGUÉM.
    Só da Junta Militar decretar o:
    Ato institucional número 01/05 – FIM DO FORO PRIVILEGIADO PARA TODO E QQ BRASILEIRO.

  6. Não demorou muito para Pacheco mostrar quem realmente é. Igual a todos os seus antecessores que presidiram o Senado. Casuísta, oportunista, não demonstra preocupação com a transparência e com a verdade dos fatos. Mais uma encenação para atender interesses pessoais será essa CPI

  7. Bom dia à todos, estou aqui conversando com meus botões para encontrar uma solução para as minhas duvidas, não foi um juiz ( que não é nem juiz que determinou a abertura da CPI) e este senhor acatou a ordem ineditamente! JMB já passou da hora!

  8. Mas é um groselha mesmo esse Pacheco, um belo de um covarde. Abaixou as calças para o Barroso Boca de Veludo mas agora resolveu fingir que é macho.

  9. Renan Calheiros representa o que é mais pobre na política brasileira, não é possível tolerar esse sujeito distante dos critérios morais mínimos!!!!

  10. É previsível a conduta desta criatura, sobre pressão de seu pares vira galo de briga e esquece para que esta ocupando a cadeira, defender a permanência de Renam ( o canalha cheio de processos) é um tapa na cara de todos nós, é obvio que o cara não pode participar desta comissão, alias não deveria estar onde esta, ele não nos representa.

  11. Ao invés da CPI da Covid, o Senado Federal deveria estar executando a CPI da FOME, para mostrar como a paralisação da economia está impactando a saúde e a vida dos cidadãos. Fácil decretar Lockdowns quando se tem o ganha-pão garantido. A pandemia da Fome é a pior das pandemias.

    1. Perfeito Júlio.
      Se tratasse de maioria idônea e responsável, essa seria a verdadeira CPI a ser instaurada, bem como a cassação da decisão da turma de esquerdista no STF de tirar das mãos dos médicos a decisão acerca da saúde do brasileiro a colocando nas mãos de iguais corruptos e/ou alienados políticos espalhados por todo País!

  12. Esse FROUXO, pacheco, ajoelha-se ante barroso e Cia e quer cantar de galo contra o juiz do DF? Está se configurando, cada vez mais, com corrupto igualmente ao salafrário do renan.

  13. Obviamente que cabe apenas ao Senado as decisões do que e como fazer, se dentro do texto Constitucional.
    No entanto, são justamente esses eventos que fazem cair as máscaras dos corruptos e/ou dos adultos infantilizados e alienados adeptos da esquerda quando no poder: relativizam tudo para atender seus anseios, tais quais como crianças ainda sujeitas à evolução para a uma vida adulta madura.
    Quando a Justiça determina algo que lhes interessem, imediatamente cumprem, crianças satisfeitas pelos “adultos” terem atendido seus desejos, mas, quando os “adultos” impõe algo que não lhes interessam, fazem malcriações, birras, se valem de condições antes utilizadas da mesma forma de acordo com seus desejos, mas lembram que isso não vale, não pode.
    Pacheco é um Maia, um Alcolumbre, uma Kátia Abreu, um Renan, …, mais um medíocre político com, no mínimo, mente de esquerdista no lugar errado!

  14. O pachequinho é só mais um canastrão, cheio de falácia. Quando a ordem vem do stf (supremo tribunal das falcatruas) o pachequinho fica mansinho. Esse não merece nem que eu escreva o nome desse canalha com inicial maiúscula.

  15. Que homem! Que coragem! Que nervos de aço! Mas bancar o machão contra o governo federal eh moleza. Quando a “interferência indevida” vem do STF, nosso Pachecao vira uma menininha de 5 anos.

      1. Pois é! A determinação do STF de abertura de cpi não é uma interferência indevida no Senado?! Que lógica é essa que vale para um e não vale para outro?!

    1. Ministros do STF interferem em decisões do senado constantemente e esse babaca não fala nada, agora quer confrontar por ser um juiz de primeira instância, joga no time contra o povo !!!

    2. Contra um juiz federal “Pacheco ” ele ruge como leão!!!!……
      Contra o STF , “ele ” mia como uma gatinha e ainda senta no colo …..
      Como o molusco lulaladrao certa vez falou e “ele ” tinha razão o stf são um bando de acorvadados .

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.