publicidade
Política

Plenário do STF vai votar ação contra reeleição de Maia e Alcolumbre

Todos os ministros do STF terão que se manifestar na ação do PTB que questiona a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e Senado

Congresso Eleições
PEC será assinada pro Maia e Alcolumbre | Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Todos os ministros do Supremo terão de se manifestar na ação do PTB que questiona a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e Senado

STF ação
Ação contra Maia e Alcolumbre é movida pelo PTB | Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O ministro Gilmar Mendes mandou para o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a ação que questiona a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Mendes foi escolhido relator da ação, protocolada pelo PTB.

Receba nossas atualizações

O ministro poderia ter decidido monocraticamente, isto é, de maneira individual. Contudo, como o caso desperta polêmica, ele optou por levar o tema ao plenário. Com isso, todos os ministros vão se manifestar. Conforme Oeste mostrou, Alcolumbre tem atuado intensamente nos bastidores para viabilizar sua candidatura.

Gilmar concedeu um prazo comum de dez dias para a coleta de “informações definitivas” sobre a ação e as manifestações da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República.

Articulação

Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre foram eleitos em fevereiro de 2019. Em fevereiro de 2021, encerra-se o mandato. Como ainda estará em vigor a mesma legislatura, em teoria eles não poderiam ser novamente escolhidos para comandar as duas Casas do Congresso. A Constituição veda a reeleição na mesma legislatura.

Em recentes entrevistas, Rodrigo Maia sinalizou que não teria interesse em disputar o posto de presidente da Câmara. Entretanto, a reeleição é almejada por seu colega de partido Davi Alcolumbre.

Para viabilizar sua candidatura, o atual presidente do Congresso tem atuado como interlocutor do governo, se aproximado dos integrantes do STF e costurado acordos com líderes do Senado.

6 comentários
  1. Ruy Quintão
    Ruy Quintão

    Por mim, trocaria os dois. Chega de Botafogo e Batoré.

  2. Vera
    Vera

    Gente, q chamada foi essa? Matéria totalmente desconexa da chamada, isso é um desrespeito!

    1. JGSETTE
      JGSETTE

      Isto que não entendo
      Se a Constituição já define o assunto, não há necessidade de debate.
      PONTO FINAL.
      Brasil é complicado.

      1. Lourivaldo B Lima
        Lourivaldo B Lima

        O título da matéria não diz que o STF vai votar contra e sim que o STF vai votar AÇÃO CONTRA.

        “Plenário do STF vai votar ação contra reeleição de Maia e Alcolumbre”
        A ação é um pedido do PTB de Roberto Jeferson contra a reeleição dos dois, porém o STF pode entender que eles poderiam sim ser reeleitos e mais uma vez rasgar a constituição. Oremos!

    2. Lourivaldo B Lima
      Lourivaldo B Lima

      Pessoal bora aprender ler.
      No texto não diz que o STF vai votar contra e sim que o STF vai votar AÇÃO CONTRA a reeleição dos dois.
      Interpretar é preciso.

  3. Alter
    Alter

    No texto não consta a informação expressada no título, ou seja, que o STF vai votar contra a reeleição de Maia e de Alcolumbre.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.