O levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira, 16, pelo Paraná Pesquisas demonstra cenário de indefinição na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Três candidatos estão tecnicamente empatados na primeira colocação em intenções de voto.
Conforme o instituto, Capitão Wagner (União Brasil) aparece numericamente à frente, com 24%. Logo atrás está André Fernandes (PL), que registra 22,1%. Evandro Leitão (PT) contabiliza 19,4%.
O triplo empate técnico se dá em razão da margem de erro do material, que é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Wagner, por exemplo, poderia ter, em termos negativos para ele, 20,5%. Enquanto isso, Leitão, num cenário positivo para a campanha petista, alcançaria até 22,9%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os representantes do PL e do PT não estão tecnicamente empatados apenas com Wagner. Justamente em razão da margem de erro, a dupla também está em condição de empate técnico com o atual prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT). De acordo com o Paraná Pesquisas, o pedetista tem 16,8% das intenções de voto.
Também levando em consideração a margem de erro do levantamento, os outros cinco candidatos a prefeito estão tecnicamente empatados. O senador Eduardo Girão (Novo) tem 3%, contra 0,6% de Chico Malta (PCB), 0,3% de Técio Nunes (Psol), 0,3% de Zé Batista (PSTU) e 0,1% de George Lima (Solidariedade).
O bloco de nenhum/branco/nulo representa 7,6% do total de entrevistados. O instituto ainda avisa que 5,9% não souberam responder ou não quiseram colaborar com o levantamento.
Leia mais:
O Paraná Pesquisas não esboçou cenários de segundo turno para a Prefeitura de Fortaleza.
Informações estatísticas da pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Fortaleza
Para mapear as intenções de voto para a Prefeitura de Fortaleza, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em potencial na capital cearense. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 12 a 15 de setembro.
Fora a já mencionada margem de erro de 3,5 pontos porcentuais, o instituto avisa que o nível de confiança do material é de 95%.
Há, por fim, a informação de que CE-01568/2024 é o código de registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral.
Leia também: “Partido representa?”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 223 da Revista Oeste