Presidência da Câmara: Psol lança candidatura de Erundina

Partido leva adiante ideia de ter nome próprio para a disputa
-Publicidade-
Luiza Erundina quer se tornar presidente da Câmara dos Deputados
Luiza Erundina quer se tornar presidente da Câmara dos Deputados | Foto: Divulgação/Agência Câmara

O Psol não se alinhou com outros partidos da esquerda brasileira e bateu o martelo na tarde desta sexta-feira, 15: terá candidatura própria à presidência da Câmara dos Deputados. A deputada Luiza Erundina será a representante da sigla na disputa pela sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Leia mais: “Deputados federais trabalharam 6 vezes menos em 2020”

Com bancada composta de dez deputados federais e ciente da necessidade de 257 votos para conquistar o comando da Casa, o Psol investe na candidatura de Erundina de modo solo. Isso porque as demais siglas progressistas com representatividade na Câmara fecharam apoio ao nome de Baleia Rossi (MDB-SP), indicado pelo grupo de Maia. Estão no bloco legendas como PT, PCdoB, PDT, PSB, PV e Rede Sustentabilidade.

-Publicidade-

Lançada oficialmente pelo Psol, Erundina pode não contar com os votos de todos os colegas de partido. Na semana passada, a também socialista Sâmia Bomfim (SP) defendeu publicamente a inserção da legenda na aliança liderada pelo emedebista, que, em 2016, votou favoravelmente à abertura de impeachment contra Dilma Rousseff — fato até hoje tido como “golpe” por integrantes da esquerda. A candidatura de Erundina precisou do aval da Executiva Nacional do partido, pois a deliberação da bancada acabou em empate.

Os candidatos

Aos 86 anos, Luiza Erundina entra para a lista de candidatos à presidência da Câmara dos Deputados. A ser realizada em 2 de fevereiro, a eleição para o comando da Casa já contava com outros sete parlamentares na disputa: Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Arthur Lira (PP-AL), o já mencionado Baleia Rossi (MDB-SP), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

__________________________

Receba os principais destaques dos bastidores do poder diretamente no WhatsApp. Faça parte da lista de transmissão da Revista Oeste. Basta clicar aqui e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

16 comentários Ver comentários

  1. Ótimo! É isso mesmo. Todos tem o direito de apresentar seus candidatos. Afinal isso daqui é uma democracia ou não é? Agora, se vai ganhar, são outros quinhentos. A única cois positiva que vejo nessa candidatura é que as esquerdas ficam divididas e isso é uma boa notícia.

  2. Psol na verdade está tentando aumentar sua visibilidade política, por consequência das eleições municipais, o cidadão insatisfeito com o governo, porém contra a esquerda e contra os partidos oportunistas como PSDB, DEM e outros, olharão para essa candidatura como se fosse o único partido contra o sistema podre da Câmara. Essa é a imagem que o PSOL quer vender, porém, na verdade o PSOL é e sempre será mais um partido que quer mamar nas tetas do estado, e ser contra a tudo e todos, alimentando o sonho dos radicais revolucionarios da praia de Ipanema.

  3. Não foi no Governo da Erudina na Prefeitura de São Paulo que foi comprada 100 mil arroelas para a CMTC? E na CMTC teve a maior greve dos Cobradores e motoristas, 30 dias, de todos os tempos?Não foi no Governo da Erudita que gastou uma fortuna para enterrar o Túnel Airton Sena sob o Ibirapuera e o Prefeito Sucessor teve que desenterrar e fazer o Túnel que hoje é tão importante para a cidade?PSOL, É muito atraso.

  4. Meu deus por favor olhe pra nos pobre mortais e cada coisa do diabo que aparece isso ai e praga de madrinnha que jogaram contra o brasil esses partidos nao tem o menor pudor de mostrarem seu despreso pelo povo

    1. Essas candidaturas de última hora só visam tumultuar a eleição, já que os candidatos não têm a menor chance. Erundina???? Ator pornô Fruta???Fala sério!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.