Prévias do PSDB: em derrota para Doria, comissão exclui votos de 92 prefeitos e vices

Aliados de Eduardo Leite afirmam que o diretório de São Paulo cadastrou irregularmente nomes no sistema interno da sigla
-Publicidade-
Governador de São Paulo, João Doria | Foto: Governo do Estado de São Paulo
Governador de São Paulo, João Doria | Foto: Governo do Estado de São Paulo

A comissão das prévias do PSDB impôs uma derrota ao governador de São Paulo, João Doria, que disputa as prévias do partido ao Palácio do Planalto. Seu principal concorrente é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Pela decisão, 92 prefeitos e vice-prefeitos de São Paulo, que tiveram suas filiações contestadas por apoiadores de Leite, não terão direito a voto nas prévias. A decisão, tomada na segunda-feira 1º e divulgada nesta terça-feira, 2, foi unânime.

-Publicidade-

Conforme as regras do PSDB, somente os filiados até 31 de maio deste ano poderão participar do processo de escolha do candidato presidencial tucano.

Aliados de Eduardo Leite afirmam que o diretório do PSDB de São Paulo cadastrou irregularmente nomes no sistema interno da sigla com datas retroativas às assinaturas das fichas de filiação.

“A comissão entendeu que todos os 92 nomes não estão aptos a participar do Colégio Eleitoral das Prévias”, afirma o comunicado. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio também se inscreveu nas prévias, mas corre por fora.

Reação

“Louvo a comissão provisória das prévias, que agiu para manter o jogo eleitoral dentro das regras acordadas. E espero que, daqui pra frente, a disputa democrática pelo voto dos tucanos também mantenha o PSDB unido e forte”, afirmou Eduardo Leite após a decisão.

Quando a suspeita de fraude na inscrição de eleitores paulistas veio à tona, o diretório estadual rebateu as acusações dizendo “repudiar ilações irresponsáveis que fogem da disputa eleitoral”. Na semana passada, Doria negou irregularidades e defendeu a manutenção dos correligionários como eleitores na escolha do candidato do partido.

Com informações do Estadão Conteúdo

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.