Prévias do PSDB: time de Doria fala em desconfiança com aplicativo e cogita voto em cédula

Segundo a Folha de S.Paulo, pessoas próximas ao governador passaram a dizer que o formato não é confiável
-Publicidade-
Governador de São Paulo, João Doria | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo
Governador de São Paulo, João Doria | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Aliados do governador de São Paulo, João Doria, começaram a levantar desconfiança a respeito do sistema de votação das prévias presidenciais do PSDB, que acontecerá de forma eletrônica, por meio de um aplicativo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Nos bastidores, pessoas próximas ao governador passaram a dizer que o formato não é confiável e pode haver manipulação. A alternativa seria voltar à maneira antiga, com uso de cédulas.

Leia mais: “Moraes concede domiciliar a jornalista Wellington Macedo”

-Publicidade-

De acordo com relatos feitos à reportagem, eles aguardam um parecer da Kryptos, consultoria especializada em tecnologia, para decidir se farão uma queixa à Executiva nacional solicitando a troca do modelo.

Pessoas que não têm relação com Doria afirmam que não há nenhum indício de que possa haver qualquer tipo de problema no sistema, que foi elaborado por uma fundação ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aliados do governador dizem, porém, que há receio de que o aplicativo possa apresentar falhas ou possa ser manipulado. O principal adversário do paulista nas prévias tucanas é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Aplicativo

O aplicativo tem sido defendido pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Na semana passada, ele disse que pretende doar o sistema ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que outros partidos usem em suas prévias.

Segundo a Folha, nele, votarão filiados sem mandato e vereadores. Os demais representantes do partido deverão votar em urnas eletrônicas em Brasília, onde estarão reunidos no dia 21 de novembro. Ainda assim, terão de utilizar o aplicativo para cadastro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Eles sabem das coisas pois ganharam assim a prefeitura aqui em SP né kkkkk onde depois do apagão apareceu o Boca de velude com o seu papelzinho top secrets anúnciando Bolo de la merd e o outro lá no segundo turno kkkk, vergonha acorda Brasil.

  2. O APLICATIVO NÃO É CONFIÁVEL OU O CALCINHA APERTADA É QUE NÃO TEM CHANCE ALGUMA?????? SE DEPENDER DO MEU VOTO NEM PARA PRESIDENTE
    DE CLUBES DE FUTEBOL DE VÁRZEA, COM TODO RESPEITO A ESSES PRESIDENTES!

  3. É muita cara de pau desse calcinha apertada , para as eleições no país pode se usar urnas eletrônicas , progamas de transmissão, etc que são “invioláveis”, mas pra eles tem que ser na cédula de papel por risco de fraude … Acorda SP ! Doria nem pra síndico de prédio!

  4. Desconfiança com voto eletrônico? Quer cédula de PAPEL????????

    Mas o voto para Presidente da Republica tudo bem! pode ser eletronico. Revelador !!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.