PSDB aprova negociações com Cidadania por federação partidária

'O Cidadania tem sido parceiro importante do PSDB', diz o tucano Bruno Araújo
-Publicidade-
PSDB avança nas negociações com Cidadania em torno da federação partidária
PSDB avança nas negociações com Cidadania em torno da federação partidária | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Executiva Nacional do PSDB aprovou, em reunião nesta quinta-feira, 27, o avanço das negociações com o Cidadania para a formação de uma federação partidária entre as duas legendas a partir das eleições de 2022.

O anúncio foi feito pelo PSDB em sua conta oficial no Twitter. “Além das aproximações já adiantadas pelas lideranças tucanas nos Estados, as conversas continuarão sendo conduzidas pelo presidente Bruno Araújo, o secretário-geral Beto Pereira e os líderes na Câmara, Adolfo Viana, e no Senado, Izalci Lucas”, informou o partido.

“Temos um levantamento preliminar que indica que essa federação com o Cidadania é bem-vinda. Precisamos avançar agora no regramento para essa convivência”, afirmou o presidenter nacional do PSDB, Bruno Araújo. “O Cidadania tem sido parceiro importante do PSDB e há convergência política tanto em eleições quanto na atuação no Legislativo.”

Pelas regras da federação partidária, as agremiações que selaram a união terão, necessariamente, de caminhar juntas por um período de quatro anos, inclusive nas eleições municipais de 2024. A conciliação de interesses regionais, que muitas vezes não seguem a lógica nacional, pode ser um entrave para a composição.

Caso se confirme a federação entre os dois partidos, o senador Alessandro Vieira (SE), que havia anunciado sua pré-candidatura à Presidência da República pelo Cidadania, deve abrir mão da disputa. O candidato da federação, nesse caso, seria o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Além do PSDB, o Cidadania vem conversando com o Podemos, partido que lançou a pré-candidatura do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro ao Palácio do Planalto.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. A caminho da extinção, nas próximas eleições os partidecos da esquerda e seus puxadinhos serão extintos da vida pública restará apenas alguns escombros.

  2. pronto, aí está o PSDB mostrando sua verdadeira cara ao ficar abraçadinho com a vermelhada – a quem não se lembra, um esclarecimento: o Cidadania foi fundado e registrado em 1992 com o nome Partido Popular Socialista (PPS), sendo uma iniciativa de parte dos membros do antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

    1. Não somente isso, mas o Cidadania/PPS tem histórico de filiação ao Foro de São Paulo o que escancara ainda mais o quão vermelhinhos são os tucanos raiz.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.