-Publicidade-

PT judicializa problema da saúde no Amazonas

Partido aciona o STF contra o governo federal
PT vai ao STF contra o governo federal
PT vai ao STF contra o governo federal | Foto: Divulgação/Simeam

O Partido dos Trabalhadores acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quinta-feira, 14, em relação ao problema enfrentado pelo sistema de saúde em Manaus e outras cidades do Amazonas. Atitude ocorrida diante da informação, repassada por médicos e autoridades locais, de que falta oxigênio para atender pacientes internados em decorrência da covid-19. Diante desse fato, o PT quer que o Poder Judiciário obrigue o governo federal a enviar esse e outros insumos para o atendimento de pessoas hospitalizadas no Estado da Região Norte do país.

Leia mais: “Governador decreta toque de recolher em Manaus”

No pedido encaminhado ao STF, o PT vai além de criticar o presidente Jair Bolsonaro e o governo federal. A legenda de esquerda solicita que outras medidas sejam impostas em relação ao caso do Amazonas. A sigla registra o desejo de ver a Força Nacional reforçando a segurança pública da capital manauara, além da transferência — momentânea — de médicos e outros profissionais de saúde para Manaus.

“Pessoas morrendo sufocadas em Manaus por falta de oxigênio nos hospitais e, em vez de prestar ajuda federal, Bolsonaro politiza as mortes e critica as autoridades locais por não terem adotado tratamento com cloroquina”, declarou a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Segundo ela, o medicamento recomendado pelo presidente da República não “tem eficácia para covid-19”. Dessa forma, a petista atacou pessoalmente o mandatário do país. “É um ser desprezível”, afirmou.

Gleisi não comentou, no entanto, o fato de o governo federal ter sancionado, em maio de 2020, o projeto de lei que previa o repasse de R$ 1 bilhão para o governo do Amazonas. Nesta quinta-feira, pouco antes de o PT avisar ter ingressado com ação no STF, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, avisou que disponibilizará seis aeronaves da Força Aérea Brasileira para envio imediato de oxigênio aos hospitais de Manaus.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

20 comentários

  1. Os petistas não têm a mínima ideia do problema. E, sendo assim, não sugerem nada para resolver a falta de oxigênio em Manaus. O papel deles é criticar fortemente o governo sem ajudar em nada. Eles nem sabem como se produz oxigênio e as necessidades atuais. Não falam se o governador, o prefeito e os diretores dos hospitais fizeram seu dever de casa para ver quais insumos básicos faltam na saúde como um todo e não apenas com a Covid. Estamos num momento crítico que devemos nos unir e deixar a campanha eleitoral para outro momento. Tem muita gente responsável nos erros e também nos acertos. Não existe um culpado. Existem vários. E também não existe apenas uma pessoa pensando nas soluções e sim várias. Com o método usado pelo PT só vem atrapalhar quem está trabalhando para ajudar a encontrar soluções e atendendo vítimas. Sem esquecer que muita gente não atendeu aos conselhos para usar máscara, evitar aglomerações e festas, etc. Se tivesse um jornalista sem-vergonha como de alguns jornais paulistas vestindo as cores de outro partido, poderia também pedir algum acontecimento grave para pessoas que estão atrapalhando. Em todo o caso, eu, como cristão, desejo que os que são maldosos sintam a fúria dos céus.

  2. PT e vírus é a mesma coisa
    Nem sabem q 8 tn de ajuda a essas capitanias adm p func publ corruptos, chegaram em Manaus.
    Governo correto, que não faz propaganda do que faz, ainda que não seja a sua obrigação..A pqp essa esquerda fdp, impatriotica.

    1. Cloroquina, ivermectina e vitamina D são tratamentos precoce que já provaram eficácia sim em todo o país, se contínua a morrer pessoas no estado de Manaus é culpa e omissão das autoridades locais prefeitos e governador com a conivência desses partidos de esquerda que se aproveitam de um momento grave pra politizar o problema e oportunismo para criar narrativas falsas contra um presidente HONESTO. PT, prefeitos, STF e governadores são homicidas… Fora PTRALHAS Bandidos!!!!
      #Bolsonaro2022

      1. Perfeito José, no entanto o caos se faz necessário para a manutenção dos partidos de esquerda; é através da exploração da miséria que eles conseguem adeptos, sobreviverem e crescer!
        O Amazonas, diante de sua imensidão e falta de recursos (vide parte de seu povo ser refém de Mídias e Acadêmicos para produção de novelas, teses, músicas, filmes, …), já havia demonstrado o caminho escolhido no episódio que matou pessoas com a utilização assassina da dose cavalar de hidroxicloroquina, absurdamente elevada.
        Os políticos de lá, continuam os mesmos, possuem o mesmo DNA nocivo ao país do PT, PSOL, REDE, PCdoB, STF, Globo, Estadão, Uol, FHC, Zé Dirceu, Dória, ….

      2. Perfeito Marco, a esquerda sobrevive do caos e das mortes. São abutres!

      3. Agora a esquerda vai se reunir no seu escritório que fica no supremo.pra ferrar o Brasil..

      4. Exato, Oziel.
        O STF é o seu mais importante reduto atualmente. A esquerda só sobrevive como faz, graças ao aparelhamento realizado por ela nesse 3º Poder, infestado de ex-advogados de seus partidos, associações e pautas.
        É vital a forma com a qual levamos alguém à Suprema Corte, condições para sua permanência e nefasta vitaliciedade!

      5. Pt é um lixo de partido. Roubou os cofres públicos durante anos; apoia governos ditatoriais; enviou bilhões pra países socialistas/comunistas; aparelharam as instituições; usa narrativas falaciosas; deixou o país numa péssima situação econômica, educacional, etc.

  3. Esse é o Legado da Copa do PT que construiu inúmeros Estádios, Arenas, caríssimas onde o futebol é secundário. NA era da perda total se construíam Estádios e deixaram hospitais no segundo plano, não têm moral para criticar nada deste governo.

    1. mais uma vez o PT passando vergonha no débito e no crédito – o Governo Federal não tem relação alguma com o problema que deve ser colocado no colo certo: Governador AM e Prefeito de Manaus, lembrando das fraudes com recursos do Tesouro Nacional que foram destinados ao Estado do Amazonas – a pelegada sabe de tudo isso, mas o objetivo deles é somente lacrar JB e isso todo mundo já percebeu.

  4. Suspeição de Moro, anulação de todas as sentenças, e a participação do condenado na disputa eleitoral em 2022 é o que pretendem.

  5. Me parece litigância de má fé. O governo federal já está agindo para sanar a crise de abastecimento de oxigênio. E quem não adotou o protocolo precoce indicado pelo MS foi o governo do Amazonas.

  6. Já não empresto msis grana pro meu irmão (tenho 12) esquerdopata PC doB
    Vai morrer de fome pois trabalhar mesmo não tolera.
    Vive em botecos criticando o Messias
    Esse é o perfil desses crápulas.

    1. Ao menos não estou sozinho nesse problema. Também tive um irmão ( já faleceu, mas não foi de fome, foi de infarto fulminante com um cigarro Hollywood sem filtro na boca, fumava e bebia como um condenado) e também tinha esse péssimo costume de me pedir uns trocados quase toda semana e por acaso tinha também ideias marxistas muito enraizadas na cabeça. É o que chamamos de ovelha negra.

  7. O QUE DIZ A LEI:
    A NATUREZA E COMPETÊNCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
    Art. 1º O Ministério da Saúde, órgão da administração pública federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos:
    I – política nacional de saúde;
    II – coordenação e fiscalização do Sistema Único de Saúde (SUS);
    III – saúde ambiental e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, inclusive a dos trabalhadores e a dos índios;
    IV- informações de saúde;
    V- insumos críticos para a saúde;
    VI – ação preventiva em geral, vigilância e controle sanitário de fronteiras e de portos marítimos, fluviais e aéreos;
    VII – vigilância de saúde, especialmente quanto às drogas, aos medicamentos e aos alimentos; e

    VIII – pesquisa científica e tecnológica na área de saúde.

  8. Se o PT e outros vermes do mesmo tipo não tivesse roubado tanto (com anuência da lata de LIXO do STF), a situação poderia ser um pouco diferente. FINGEM ESTAREM PREOCUPADOS, NÃO ESTÃO.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês