PT não consegue dialogar com o eleitor, diz especialista

Nas eleições de 2020 partido conseguiu o menor número de prefeituras em 16 anos
-Publicidade-
Símbolo do PT | Foto: Reprodução/PT na Câmara
Símbolo do PT | Foto: Reprodução/PT na Câmara

Nas eleições de 2020, partido conquistou o menor número de prefeituras em 16 anos

PT
Símbolo do PT | Foto: Reprodução/PT na Câmara

Sem vencer em nenhuma capital, o PT é o grande derrotado das eleições municipais deste ano. Ao todo, o partido só fez 183 prefeituras, o menor número em 16 anos.

-Publicidade-

Considerando o número de prefeitos eleitos, a sigla ocupa a 11ª posição entre os partidos.

Leia mais: “O ocaso do lulismo”, na Revista Oeste

Para o cientista político Waldir Pucci, da Faculdade Republicana, de Brasília, nestas eleições a população brasileira continuou a fortalecer o pensamento mais voltado ao centro e à centro-direita.

“O resultado eleitoral enfraquece, em alguns pontos, a esquerda tradicional, em especial a representada pelo PT, que hoje não consegue dialogar com o eleitor”, garante Pucci.

Segundo ele, esses partidos têm dificuldade em explorar as redes sociais e estão presos em uma forma de fazer política dos anos 80 e 90, muito pautada pelo sindicalismo.

O cientista político Rubens Figueiredo ressalta que o PT não conseguiu votos nem mesmo se beneficiando dos candidatos já conhecidos pelos eleitores.

“O PT teve um número grande de candidatos conhecidos, mas o partido está muito maculado pela Lava Jato e tem perdido espaço eleitoral seguidamente”, destaca Figueiredo.

Apesar da queda na soma das prefeituras, o número de habitantes governados por gestões municipais petistas ficou estável em relação a 2016: eram 6,033 milhões e, agora, serão 6,045 milhões.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Esse partido deveria ter sido banido por razões legais como recebimento de R$1MM do ditador sanguinário alinhado ideologicamente……
    Mas, como aqui é Brasil, tudo vai parar no STF limpa-barra, o brasileiro vai fazendo justiça ao condenar eleitoralmente os petistas, caso exemplar foi “dilma” escurraçada pelos mineiros……
    A justiça às vezes é tardia, mas nunca haverá de faltar!

  2. Um tremendo absurdo, em um País tão carente, um partido ter direito a verbas pública nos valores de 200 MILHÕES DE REAIS de Fundo Eleitoral, e mais MILHÕES DE REAIS de Fundo Partidário.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.