Relator do Senado protocola parecer favorável à PEC do Fundeb

Relator do Senado protocola parecer favorável à PEC do Fundeb
-Publicidade-
Proposta é relatada por Flávio Arns (Rede-PR) | Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Proposta é relatada por Flávio Arns (Rede-PR) | Foto: Roque de Sá/Agência Senado | Senador Fundeb

Relator da PEC no Senado, Flávio Arns (Rede-PR), não promoveu alterações na proposta já votada pela Câmara; votação deve ocorrer em duas semanas

Senador Fundeb relator
Proposta é relatada por Flávio Arns (Rede-PR) | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Flávio Arns (Rede-PR), relator da Proposta de Emenda á Constituição (PEC), do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), protocolou seu parecer favorável ao texto no Senado. Além disso, o parlamentar não promoveu alterações no projeto já aprovado na Câmara.

-Publicidade-

Portanto, a PEC já poderá ser apreciada pelos senadores. De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a votação deverá ocorrer na segunda quinzena de agosto.

O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil e, pela Constituição, expira no dia 31 de dezembro deste ano. A proposta torna o fundo permanente e aumenta de 10% para 23% em seis anos a participação da União no fundo. Do valor financiado pelo governo federal, 5% terá de ser aplicado em ações relacionadas à primeira infância.

Ademais, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos de votação, obtendo pelo menos 49 votos favoráveis em cada turno. Se ela for modificada, retornará para nova análise da Câmara dos Deputados, que aprovou o texto no dia 21 de julho.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Na minha opinião, não deveria se tornar permanente, mas prorrogada por mais 2 anos, neste período se discute um alternativa para o financiamento da Educação básica. O Fundeb tem sido utilizado para desvio de dinheiro público (vide Piauí) e tbm para fins eleitorais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.