Renan Calheiros, o editor-chefe do noticiário político

Na Revista Oeste, J.R. Guzzo lembra que o relator da CPI da Covid é 'um dos políticos brasileiros em maiores dificuldades junto ao Código Penal'
-Publicidade-
Guzzo: Renan Calheiros é 'um dos políticos brasileiros em maiores dificuldades junto ao Código Penal, com os nove processos que carrega nas costas'
Guzzo: Renan Calheiros é 'um dos políticos brasileiros em maiores dificuldades junto ao Código Penal, com os nove processos que carrega nas costas' | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em seu artigo publicado na Edição 72 da Revista Oeste, J. R. Guzzo trata de uma figura que se tornou uma espécie de editor-chefe do noticiário político no Brasil: o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid.

Guzzo lembra que Calheiros é “um dos políticos brasileiros em maiores dificuldades junto ao Código Penal, com os nove processos que carrega nas costas” e acabou “transformado no grande estadista da esquerda e da imprensa brasileira”.

Leia um trecho:

-Publicidade-

“Renan, muito simplesmente, pediu que seja quebrado o sigilo bancário da rádio Jovem Pan — que o desagrada intensamente com as suas notícias e comentários sobre a CPI. É como se Bolsonaro pedisse a quebra do sigilo bancário da Rede Globo, por exemplo. Que tal? Não seria, aí, apenas o 465º ataque do presidente à imprensa; seria o fim da civilização, no Brasil, no mundo e no sistema solar.

A CPI de Renan e seus associados, como relatado em outra reportagem desta edição, virou um monstro. Começou como um projeto mal-intencionado, com o objetivo de atacar o governo, dar cartaz aos seus controladores e ocultar a verdadeira corrupção no trato da epidemia. Depois, só foi aumentando o número de más intenções; a esta altura, como se vê, está operando a toda no ataque à parte da mídia que não obedece à CPI, e nem se deixa comandar pelo senador Calheiros. Isso, sim, é uma tentativa indiscutível de censura — um ato de intimidação grosseiro, claramente destinado a calar os jornalistas que não aceitaram submeter seu trabalho aos desejos dos militantes da CPI. Renan, hoje, é uma espécie de editor-chefe do noticiário político brasileiro; o que a imprensa publica é o que ele quer ver publicado, na hora que quer e do jeito que quer. É natural, assim, que esteja empenhado em silenciar as ilhas de independência existentes na mídia — sobretudo quando sabe muito bem que os veículos de comunicação estão a favor dele, e não de quem ele agride.”

Revista Oeste

Além do artigo de J.R. Guzzo, a Edição 72 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Dagomir Marquezi, Evaristo de Miranda, Gabriel de Arruda Castro, entre outros.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários

  1. O Sistema continua na fase de convulsões por falta da droga que lhe mantia sóbrio (GRANA). Ansiamos pela noticia de sua morte súbita por falência múltipla de órgãos. A Eutanásia poderia ser provocada, pois neste caso entendemos q n seria considerada crime, uma vez q estaria amenizando o sofrimento nao do SISTEMA, mas de todos aqueles que n pactuam com seus desmandos, esquemas, roubos, enfim, todas as pessoas de bem do país.

    1. Revista Oeste, se me permitem uma sugestao de pauta: listem os processos em curso que implicam o Renan e o Omar. Publiquem isso diariamente em linguagem bem clara para que todos possam ler e ter o entendimento do naipe desses ordinarios que querem se passar por gente de bem.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro