O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), criticou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou provas do acordo de delação de ex-executivos da empreiteira Odebrecht . No mesmo parecer, divulgado na manhã desta quarta-feira, 6, o magistrado define como “armação” a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Marinho afirma que esse acordo de delação premiada permitiu “descortinar” o maior escândalo de corrupção do Brasil. Com a decisão de Toffoli, o senador questionou se a corrupção compensa.
“Qual exemplo que queremos deixar para os nossos filhos, netos, para as pessoas que vivem no Brasil?”, começou Marinho. “O crime compensa? A corrupção deve ser, realmente, um mal endêmico e tolerado dentro da sociedade? Pessoas públicas estão acima do bem e do mal? Os poderosos sempre vencem?”
+ Dino fala em investigação criminal dos envolvidos na prisão de Lula
Revisionismo histórico: o Brasil de hoje reescreve a sua história e deseduca as futuras gerações.
— Rogério Marinho🇧🇷 (@rogeriosmarinho) September 6, 2023
Viramos a Pátria das narrativas e da democracia relativa. Precisamos resistir. pic.twitter.com/8TnIcA8F5B
O que diz a decisão de Dias Toffoli sobre a delação da Odebrecht
Na decisão proferida por Toffoli, as provas obtidas por meio de um acordo de delação premiada com ex-funcionários da Odebrecht, a partir da força-tarefa da Operação Lava Jato, deverão ser anuladas. O magistrado do STF se pronunciou no âmbito de uma ação movida pela defesa de Lula.
Na decisão, o ministro determina à Procuradoria-Geral da República e a outros órgãos a identificação de “eventuais agentes públicos que atuaram e praticaram os atos relacionados’’ ao acordo de leniência. O membro do STF quer ver o cumprimento de “medidas necessárias para apurar responsabilidades, não apenas na seara funcional, como também nas esferas administrativa, civil e criminal”.
Toffoli afirmou, também, que a prisão do presidente Lula foi um “erro histórico” e uma “armação fruto de um projeto de poder político”.
+ Prisão de Lula foi erro histórico, ao anular provas da Odebrecht
A parte decente do Brasil quer saber o que os srs irão fazer além do discurso. O sr pode nos dizer?