Rosa Weber suspende convocação de governadores pela CPI da Covid

Nove mandatários estaduais foram convocados pela comissão
-Publicidade-
Ministra do STF Rosa Weber | Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
Ministra do STF Rosa Weber | Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber suspendeu nesta segunda-feira, 21, a convocação de governadores para depor na CPI da Covid e, “ante a excepcional urgência e relevância”, solicitou que o tema seja incluído na pauta do plenário virtual da Corte.

Na decisão, Weber afirmou que a comissão pode apenas convidar os governadores a comparecer “voluntariamente”. A ministra é a relatora de uma ação apresentada pelos mandatários estaduais para não irem à comissão. No mês passado, nove foram convocados.

Leia mais: “Câmara aprova MP que abre caminho para privatização da Eletrobras”

-Publicidade-

A ministra entendeu que, não havendo norma constitucional que autorize a convocação dos chefes de governos locais, o Congresso não pode impor a eles o dever de prestar esclarecimentos por convocação compulsória. O primeiro a depor seria Helder Barbalho (Pará), em 29 de junho.

No pedido, os governadores classificam a possibilidade de convocação como “ato abusivo ilegal” que viola os “preceitos fundamentais do pacto federativo e do princípio da separação dos poderes”. “Estar-se-ia autorizando uma nova hipótese de intervenção federal no âmbito das gestões administrativas estaduais”, afirma o texto.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site