-Publicidade-

Russos vão implantar bases para receber sinais de satélite na Argentina

Rússia poderá rastrear de equipamentos com GPS em território argentino
O presidente da  Rússia, Vladimir Putin. Ao fundo, uma bandeira da Argentina
O presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ao fundo, uma bandeira da Argentina | Foto: Reprodução/Kremilin

Em dezembro de 2020, além do acordo para o fornecimento da vacina experimental Sputnik V, os russos conseguiram fechar um tratado para implantar bases de recepção de sinais de satélite no território argentino. Conforme informações do Clarín, o principal jornal da Argentina, na Rússia o projeto precisou de aprovação do Parlamento e, no país sul-americano, o governo Alberto Fernández considerou que apenas o aceite presidencial era suficiente para permitir a operação.

Leia também: Hacker: mais de 100 milhões de contas de celular foram vazadas”

Formalmente, a implantação será para uso civil. Mas a publicação argentina alerta para o fato de que a tecnologia da Rússia permitirá o rastreio de cada equipamento com GPS no país. Em tese, qualquer dispositivo para georreferenciamento — incluindo aqueles contidos nos smartphones — poderia ser monitorado pelo governo russo.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês