José Sarney, ex-presidente da República, está cumprindo recuperação médica nesta segunda-feira, 19. O maranhense sofreu uma queda há uma semana, durante o feriado de Carnaval.
A informação foi divulgada pela CNN e pelo jornal O Globo. José Sarney tem 94 anos e fazia sua caminhada matinal perto de sua residência em Brasília, com seu treinador, quando se desequilibrou em um desnível e caiu.
O ex-presidente quebrou o úmero, que fica no maior osso do braço, e também a clavícula. Ele passou por uma bateria de exames no hospital e foi liberado em seguida para se recuperar em casa.
Sarney é o político brasileiro com a carreira mais longa
A parte superior do corpo de José Sarney está imobilizada com uma tipoia, um tipo de faixa que circula o pescoço e envolve todo o braço para evitar movimentos bruscos.
Em julho do ano passado, Sarney sofreu um acidente doméstico, ele caiu na própria casa em São Luís, capital do Maranhão, e também foi parar no hospital. O ex-presidente passou ao menos um dia internado por ter sofrido uma pequena isquemia cerebral.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
Na época, a informação foi divulgada pela filha do político, a ex-governadora maranhense Roseana Sarney, em uma rede social. Conforme Roseana, o ex-presidente sofreu uma queda em sua casa depois de um tropeço. Apesar do susto, ela informou que o pai passava bem.
“Levamos um susto muito grande. Meu pai tropeçou e caiu”, disse. “Nós o levamos para um hospital, mas graças a Deus, os exames já concluíram e ele está muito bem. Se Deus quiser, vai ficar bom logo, logo.”
José Sarney é o político brasileiro com a carreira mais longa, de seis décadas. Ele serviu como vice-presidente do Brasil em 1985 e como presidente entre 1985 a 1990.
É o que dá, velho de salto alto, vestido de pomba gira.
Esse foi, sem dúvida, um dos piores presidentes, se não o pior, que o Brasil já teve. Já era velho quando chegou lá e empregou a fracassada fórmula já largamente conhecida: o congelamento de preços, que fez faltar carne nos açougues no país detentor do maior rebanho do mundo. Enfim, uma tragédia total produzida por um incompetente.